Medicamento de alto custo. Foto: Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Mãe questiona e Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e Estado se explicam

A reportagem do Jornal Cidade foi procurada por uma mãe que denunciou o descaso em relação à área da saúde e o descontentamento em ver o tratamento da filha Bárbara Monteiro Silva, de 12 anos, ser interrompido em razão da falta de um medicamento de alto custo.

“Minha filha foi diagnosticada com baixa estatura idiopática. Ela não produz o hormônio do crescimento, tanto é que tem 12 anos e apresenta a estatura de uma criança de oito anos. Em razão disso, ela precisa de um medicamento de alto custo chamado Somatropina. Acontece que desde o início do mês eu tenho ido na farmácia de alto custo de Rio Claro e a informação que recebo é que o medicamento está em falta. O valor dele é em torno de R$ 1.200,00 e, se e tivesse esse dinheiro, eu compraria, mas eu não tenho”, afirma a mãe Edneide da Costa Monteiro.

Procurada, a prefeitura de Rio Claro informou: “O medicamento em questão é fornecido pelo governo estadual, cabendo ao município a parte de logística de retirada em Piracicaba e entrega ao paciente aqui. Para que o município possa fazer a entrega do medicamento, é necessário que o mesmo seja providenciado pelo governo estadual, o que ainda não aconteceu. Tão logo o medicamento seja entregue ao município, será disponibilizado aos pacientes”.

A reportagem então fez contato com o governo do Estado, que por sua vez declarou: “A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) do Estado de São Paulo informa que todas as farmácias de alto custo encontram-se abastecidas com o medicamento Somatropina 12UI. Em relação ao caso da paciente B.M.S.,o medicamento está disponível na Farmácia de Medicamento Especializado (FME) de Piracicaba, unidade referenciada para o município de Rio Claro, em que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deve retirar, por malote, para dispensar à paciente”.

Diante do impasse, o Jornal Cidade novamente fez contato com a prefeitura de Rio Claro para entender se tinha ocorrido algum problema com a logística. Desta vez uma data para a chegada do medicamento foi repassada: “O município foi informado na quinta-feira (20) que a medicação havia chegado em Piracicaba. A retirada dos medicamentos fornecidos pelo governo estadual por meio do programa de alto custo é feita por equipe da Fundação Municipal de Saúde semanalmente, seguindo calendário definido pela regional de saúde. A próxima data estabelecida ao município para essa retirada é a próxima terça-feira, em expediente que costuma durar o dia todo. Deste modo, o medicamento estará disponível aos pacientes em Rio Claro na quarta-feira (26)”.