O prefeito Gustavo durante live em sua página nas redes sociais

O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) fez um pronunciamento em transmissão ao vivo na noite desta segunda-feira (29), dia em que Rio Claro registrou recorde de mortes pela Covid-19, totalizando 10 novos óbitos. Durante o período, falou sobre as medidas restritivas impostas por um decreto publicado por ele na última semana em que determinou o fechamento do comércio essencial no fim de semana e no próximo feriado prolongado.

Nesta terça-feira (30), segundo Gustavo, será publicada alteração no decreto em que será permitido o take-away nos comércios, modalidade em que as pessoas possam descer dos carros e irem às portas dos estabelecimentos retirarem os produtos. Confira a seguir alguns pontos destacados por ele.

RESTRIÇÕES

“É uma situação atípica. Temos que fazer o enfrentamento. Nenhum prefeito, presidente, governador, gostaria de tomar medidas mais restritivas. Não é apenas o sistema público que está entrando em colapso, mas também o privado. Que aproveitemos o feriado para que possamos sair o mais rápido dessa situação”, declarou.

Segundo ele, “As medidas já existiam, só avançamos nos supermercados, transporte público, postos de combustíveis. O resto não mudou nada. A indústria, comércio e bar continuam com as mesmas regras impostas pelo Plano SP. Toda empresa deve seguir os protocolos previstos”.

‘KIT COVID’

“Isto está sob responsabilidade do médico. Há divisão na comunidade científica entre o que são a favor e contra. Os medicamento estão disponíveis na rede pública. Cabe ao médico, analisando o caso, receitar, prescrever ou não”, disse.

FISCALIZAÇÃO

 “Endurecemos muito a fiscalização. Agora há multas pesadíssimas, de quase R$ 5 mil. No fim de semana foram 1500 orientações e 50 notificações. Queremos a colaboração, a fiscalização é muito importante”, comentou.

RESULTADOS

“Quando as medidas terminarem, de duas a três semanas esperamos ter um resultado positivo, se continuarmos respeitando as regras de distanciamento, máscara e álcool em gel. Em média, esperamos ter o efeito terminado o período em 5 de abril, após duas a três semanas. Vamos acompanhar isso”, disse.

ZONA AZUL

“Em tempos normais, a zona azul não é atividade considerada essencial. Não é para pessoas estacionarem carro no Centro da cidade. Não é para as pessoas estarem na rua passeando. A zona azul se insere dentro da fiscalização”.

VACINAS

“Dependemos do Estado e Governo Federal para repassar vacinas. Tudo que chega já distribuímos rapidamente. São 30 mil doses aplicadas, entre 1ª e 2ª dose. Prefeitos não estão conseguindo comprar vacinas. Independente disso, já estamos trabalhando em consórcios para pedir 60 mil em um e 60 mil em outro”.

COMÉRCIO

“Estamos sensibilizados com a causa de todo mundo. Com a ajuda de todos, se fizermos um esforço neste período vamos derrubar a covid para que tudo volte ao normal”, declarou a respeito da reunião com os comerciantes nesta segunda-feira (29).

GESTÃO

“Não estamos parados, temos trabalhado muito. No dia 10 de abril vamos anunciar tudo que fizemos nestes 100 dias de trabalho. Temos feito tudo que estão nas nossas mãos para avançar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.