Lucas Calore

Os viajantes de plantão podem ficar mais tranquilos. Isso porque na última quarta-feira (26), após cerca de um mês de paralisação, a Polícia Federal retomou a emissão de passaportes para quem já havia solicitado o serviço.

A Casa da Moeda, responsável pela confecção do documento, havia recomeçado a produzir os passaportes no dia 24 (segunda-feira). A fila de espera, estima-se, está em mais de 175 mil solicitantes em todo o país.

A ordem da entrega dos novos passaportes seguirá a cronologia dos pedidos encaminhados à Polícia Federal por meio do site www.pf.gov.br. A intenção da Casa da Moeda é zerar a fila de atrasos até o fim do mês de agosto. A suspensão da emissão do documento havia se dado por ‘falta de orçamento’ do Governo Federal.

Como solicitar?

Todo o trâmite para a solicitação do documento é online. A taxa para confeccionar o passaporte fica em R$ 257,25.

Um formulário com informações pessoais deve ser preenchido e, somente após o pagamento do boleto, será possível agendar uma data para ir até o posto da Polícia Federal mais próximo, como em Piracicaba, para entrega e aprovação de documentos e coleta da fotografia oficial.

A unidade informará a data provável da entrega do passaporte, que para maiores de 18 anos tem validade de uma década. No entanto, alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. “Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino”, recomenda a Polícia Federal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.