A Elektro desativou em Rio Claro 62 ligações clandestinas, conhecidas como gatos, em casas e estabelecimentos comerciais, somente nos primeiros meses de 2019. A empresa realiza a “Operação Varredura”.

De janeiro até agora já foram registradas 465 inspeções na cidade. A energia recuperada nesse período é o suficiente para abastecer, por exemplo, o Distrito de Ajapi durante 15 dias.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, por meio do repasse na tarifa de energia.

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia.

Casos de fraudes e furtos podem ser denunciados anonimamente pelo telefone 0800 701 0102.

As ações da Elektro contam com o apoio da Polícia Civil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.