Duas médicas cubanas chegaram a Rio Claro em março de 2014Duas médicas cubanas chegaram a Rio Claro em março de 2014

Antonio Archangelo

Duas médicas cubanas chegaram a Rio Claro em março de 2014Duas médicas cubanas chegaram a Rio Claro em março de 2014
Duas médicas cubanas chegaram a Rio Claro em março de 2014

“Das quatro médicas cubanas que atuam em Rio Claro, duas pretendem retornar a Cuba no encerramento de 2016”: a informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde “Rafael Raya” em nota encaminhada ao Jornal Cidade durante essa semana.

De acordo com a Fundação, “a reposição dessas profissionais será realizada de acordo com entendimentos do governo brasileiro e cubano e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)”.

“As médicas Marely Figueiredo Fonseca, Yolanda Alvarez, Avic Danielys Isquierdo Nunes e Ana Ivis Cruz Echevarria são formadas em Medicina Geral e Integral com serviços prestados em Cuba e Venezuela. O amplo conhecimento técnico-científico e de saúde humanizada foi reconhecido prontamente pelas comunidades assistidas nas unidades dos bairros Bonsucesso/Novo Wenzel e Boa Vista”, concluiu a assessoria.

As duas primeiras médicas cubanas designadas pelo programa federal “Mais Médicos” para trabalharem na rede pública de saúde do município foram recepcionadas em março de 2014. Marely Figueiredo Fonseca (36) e Yolanda Marisela Rodríguez Alvarez (46) chegaram para reforçar o Programa de Saúde da Família (PSF).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.