Padre Jocelir e o bispo Dom Josivaldo na missa celebrada na Afinsc na segunda-feira (foto Andre Godoy/Facebook)

Ednéia Silva

Padre Jocelir e o bispo Dom Josivaldo na missa celebrada na Afinsc na segunda-feira (foto Andre Godoy/Facebook)
Padre Jocelir e o bispo Dom Josivaldo na missa celebrada na Afinsc na segunda-feira (foto Andre Godoy/Facebook)

Na edição de quarta-feira (11) o Jornal Cidade publicou matéria sobre o desligamento do padre Jocelir Leo Vizioli da Congregação dos Claretianos. O padre celebrou missa em Rio Claro na segunda-feira (9) com a participação do bispo Dom Josivaldo Pereira de Oliveira, presidente da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB), para onde especula-se que o padre deverá se transferir.

Por conta disso, a Diocese de Piracicaba emitiu nota de esclarecimento nesta quarta-feira (11). O comunicado foi assinado pelo bispo Dom Fernando Mason e pelo padre José Alves de Faria (Pedroso), coordenador da Região Pastoral de Rio Claro. Nele, a diocese informa que o padre Jocelir abandonou a Igreja Católica, perdendo a unidade eclesial com o Bispo Diocesano e com o Papa Francisco.

“Com isso, alertamos os fiéis católicos que comungam a fé no Papa Francisco e com o Bispo Diocesano, que os sacramentos celebrados e as bênçãos administradas pelo padre Jocelir, tornam-se ilícitos perante a igreja católica. Recomendamos vivamente a não participação nos ilícitos atos religiosos por ele presididos”, afirma a nota.

A diocese utilizou uma citação para explicar seu posicionamento. “Santo Antônio Maria Claret, ao ouvir a fala do evangelho: ‘que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria alma?’ (Mc 8,36), mudou radicalmente sua vida a serviço da Igreja Católica promovendo a evangelização em plena unidade com o Santo Padre. São Francisco sempre fez questão de ser ‘todo católico e apostólico’, e seu maior temor era perder sua alma diante de Deus. Rezemos…”.

A história que culminou no desligamento do padre Jocelir começou em janeiro do ano passado quando foi feito o anúncio de que ele seria transferido de Rio Claro onde ficou por 13 anos. Diante da notícia, os fiéis realizaram várias vigílias pedindo a manutenção do padre na cidade. Em fevereiro de 2014, a transferência foi confirmada. Ele foi enviado para a comunidade Claretiana de Clevelândia, no Estado do Paraná.

Desde então, o padre faz visitas frequentes a Rio Claro onde participa das celebrações e atividades realizadas na sede da Afinsc (Associação Filhos de Nossa Senhora do Caravaggio). Na última terça-feira (10), Magda Nunes, secretária do padre, informou seu desligamento da Congregação dos Claretianos, além de confirmar que Jocelir está em vínculo com ordem religiosa.

Sobre a possível vinculação do Padre Jocelir à Igreja Católica Apostólica Brasileira, Magda disse que não existe nada de concreto sobre o assunto. A Igreja Católica Apostólica Brasileira é uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana. No Brasil, a igreja foi fundada no dia 6 de julho de 1945 por Dom Carlos Duarte Costa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.