Em uma das laterais do Cemitério Municipal, a reportagem flagrou móveis ao longo da calçada em quatro pontos distintos

Carine Corrêa

Em uma das laterais do Cemitério Municipal, a reportagem flagrou móveis ao longo da calçada em quatro pontos distintos
Em uma das laterais do Cemitério Municipal, a reportagem flagrou móveis ao longo da calçada em quatro pontos distintos

O descarte inadequado de móveis em desuso afeta vários pontos da cidade, sejam terrenos ou calçadas. O arredor do Cemitério Municipal São João Batista, no bairro Consolação, é um desses locais que vêm recebendo os móveis em grande quantidade.

Somente na Avenida 19, em quatro pontos distintos da calçada, foram observados na última terça-feira (23), pela reportagem do JC, armários, colchões e partes do que poderia ser um guarda-roupas alocados na lateral do cemitério. A munícipe Amélia Carvalho, que passava naquele trecho, credita o descarte à falta de consciência da população. “Despejam vários objetos, não só móveis, que podem ser avistados em todo o perímetro do cemitério”, comenta, indignada, a mulher.

>>> RC disponibiliza opções para descarte de lixo

A prefeitura relembra que o município conta com serviços públicos que atendem a esse tipo de necessidade da população, como o Cata Bagulho, que atende mensalmente todos os bairros recolhendo móveis velhos, materiais inservíveis, sem a comunidade precisar sair de casa.

Há ainda os seis ecopontos na cidade que recebem, entre outros materiais, os móveis velhos. “As pessoas podem levar não apenas móveis velhos, mas uma grande quantidade de materiais”, reforça o poder público. O tempo de permanência dos móveis nas calçadas deve ser pensado assim como em casos de lixo doméstico.

Deve-se considerar o tempo em que o serviço responsável irá fazer o recolhimento do material. “É permitido colocar móveis velhos nas calçadas apenas para o recolhimento pelo caminhão da operação cata bagulho. Nesse caso, as pessoas devem conferir no site da prefeitura o dia em que o caminhão passará em seu bairro e colocar o material para ser recolhido nesse dia, logo no início da manhã (de preferência antes das 7 horas)”, acrescenta a prefeitura em nota encaminhada via assessoria de imprensa.

Mesmo com essa tolerância, o governo municipal lembra que os móveis devem permanecer em frente às residências e não em frente a casas de vizinhos ou de áreas e prédios públicos. “Quem flagrar atitudes irregulares do tipo podem acionar a prefeitura pela linha 156”, finaliza.

O calendário do serviço cata bagulho fica disponível no portal da prefeitura, que pode ser acessado no link (www.rioclaro.sp.gov.br).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.