O projeto Horta nas Escolas, implantado pela prefeitura de Rio Claro em março deste ano, está crescendo a cada mês. Nesta semana, alunos da Escola Municipal Sérgio Hernani Fittipaldi realizaram a primeira colheita e puderam saborear as hortaliças por eles cultivadas e colhidas. O projeto é desenvolvido numa parceria das secretarias municipais de Agricultura e Educação.

“Já são 15 escolas participando do projeto, que, além das hortas, em alguns casos também tem jardim sensorial”, informa o secretário da Agricultura, Valmir Pinton. Os jardins sensoriais oferecem aos alunos estímulos aos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), uma vez que permitem aos alunos tocarem nas plantas para sentir suas texturas, formas e aromas.

O projeto Horta nas Escolas contribui para a autoestima de crianças e adolescentes. Toda comunidade escolar pode fazer parte desse projeto, que visa oferecer aos alunos formas de aprendizagens mais dinâmicas.

A professora Drieli Camila Giangarelli, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola Sérgio Hernani Fittipaldi, ressalta a importância das atividades. “O projeto conscientiza os alunos sobre a importância da preservação de recursos ambientais na produção de alimentos, incentiva o consumo de hortaliças pelas crianças, reforça valores como o cuidado, paciência e trabalho em equipe”. Drieli lembra ainda que os alunos podem replicar em seus lares o que aprendem na horta e que o projeto também contribui para a merenda escolar. A vice-diretora Rossana Farinaccio da Costa lembra que as crianças aprenderam muito e houve um despertar para novos conhecimentos na área do meio ambiente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.