Imagem ilustrativa

Laura Tesseti

O fenômeno acontece anualmente entre os meses de julho e agosto e é possível ser visto a olho nu por todo o país
O fenômeno acontece anualmente entre os meses de julho e agosto e é possível ser visto a olho nu por todo o país

A chuva de meteoros Delta-Aquarídeas, que se dá na Constelação de Aquário, acontece anualmente entre os meses de julho e agosto e, em 2016, seu pico será entre os dias 28 e 29 de julho.

Segundo Fabrizzio Montezzo, que é membro do Gearc – Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro desde 2008 e participa de um programa de extensão da Unesp, chamado “Escola de Astros”, as chuvas são causadas pela passagem de cometas e asteroides na rota na Terra em seu movimento em torno do Sol. “A Terra ao passar nesse ponto em que o cometa ou asteroide passou, deixando um rastro de partículas, essas partículas entram na atmosfera da Terra, atritando e ionizando, formando aquele rastro rápido de luz”, explica.

Sobre os perigos, Fabrizzio comenta que não existe registro, pois as partículas são bem pequenas. “O efeito é um belo espetáculo de luz, mas quem acha que verá uma chuva constante, engana-se, são esporádicos.”

O site www.galeriadometeorito.com transmitirá a partir das 21 horas desta quinta-feira (28) a chuva. A orientação de Fabrizzio para quem pretende assistir ao fenômeno é procurar um campo aberto, com pouca luminosidade artificial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.