Rio Claro conta com um serviço gratuito para a castração de cães e gatos. Com isso, o município, por meio do controle populacional dos animais, reduz os riscos de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos.

Acontece que esse trabalho está comprometido e a reportagem do JC recebeu denúncias de que as castrações de cães e cadelas foram suspensas afetando, principalmente, a população de baixa renda que usufrui do serviço.

Em nota, a administração municipal admitiu o problema e explicou: “A prefeitura esclarece que há uma situação pontual de desabastecimento temporário de alguns insumos causado por dificuldades de mercado. O município está trabalhando para que isso seja resolvido o quanto antes. A perspectiva é que o atendimento seja normalizado na próxima quinzena. A causa animal tem tido atenção especial da administração municipal. Quase 600 cães e gatos machos e fêmeas foram castrados em duas etapas de mutirões de castrações realizados nos últimos dois meses. Novas etapas de mutirões serão realizadas, além do serviço de castração de rotina que terá ritmo normal”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.