Não importa a finalidade, as bicicletas são presenças constantes pelas ruas da Cidade Azul (Foto: Donalis Delgado)

Laura Tesseti

Com uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, a cidade de Rio Claro possui, segundo a prefeitura municipal, cerca de 110 mil bicicletas nas ruas. O número não gera espanto, pois os ciclistas marcam presença em diversas situações na Cidade Azul.

As bikes, como são popularmente chamadas, são utilizadas para diversas práticas pelos adeptos. André de Andrade Kolya, de 25 anos, usa sua bicicleta como principal meio de locomoção: “Uso todos os dias, nos meus compromissos e por toda cidade. Aos fins de semana aproveito meu tempo livre para passear, também de bike, conhecer pontos da nossa região e da zona rural de Rio Claro”, conta. O ciclista comenta ainda que optou pelo meio de transporte, pois, além de ser econômico, acaba chegando a alguns lugares bem mais rápido.

O engenheiro de qualidade e meio ambiente Juliano Ferri utiliza a bike para passear, mas antes era o principal meio de transporte: “No meu caso utilizo como hobby aos fins de semana, passeios geralmente em meio a nossa floresta estadual ou nos arredores, mas, quando estudava, perto dos meus 17 anos, era meu principal meio de transporte”, conta hoje, com 34 anos.

Bicicleta, bike, magrela, independentemente do nome e da utilização, a cidade de Rio Claro é repleta de ciclistas que as aproveitam muito (Foto: Donalis Delgado)
Bicicleta, bike, magrela, independentemente do nome e da utilização, a cidade de Rio Claro é repleta de ciclistas que as aproveitam muito (Foto: Donalis Delgado)

O rio-clarense Renato Donato Crepaldi também é adepto do pedal e anda de magrela desde os 10 anos de idade: “A finalidade era o meio de transporte, mas o hobby veio há cinco anos, quando percebi que poderia unir a prática à natureza”, fala.

Parceiro de pedaladas de Juliano e Renato, o fotógrafo Giorgi Bastos Coelho fala sobre os benefícios da prática: “A bike veio para mudar meu estilo de vida. Tenho mais qualidade de vida, minha saúde melhorou muito, assim como minha disposição. Acordo cedo só para pedalar aos fins de semana e aproveito ao máximo”, finaliza.

Na cidade de Rio Claro existem seis quilômetros de ciclovias – vias voltadas aos ciclistas, e 28 quilômetros de ciclofaixas, que são faixas reservadas aos usuários das bikes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.