Fabíola Cunha

No centro da Praça Plínio Salgado o local onde antes ficava o busto do homenageado está vazio
No centro da Praça Plínio Salgado o local onde antes ficava o busto do homenageado está vazio

Grama aparada, árvores e arbustos vivazes, calçamento em ordem: a Praça Plínio Salgado, na Avenida 23, entre ruas 21 e 22, parece um local agradável não apenas para os moradores do bairro, mas para aqueles que chegam ali pela primeira vez.  Ao visitar a praça, a reportagem encontrou Eduardo Favoretto, responsável pela manutenção da vegetação no local há cerca de 10 anos.

Ele nos apontou um problema pontual: sobre o mato e galhos empilhados em uma ponta da praça, sacos de lixo doméstico, resto de móveis e até mesmo fantasias e adereços carnavalescos jaziam em sacos abertos.  Vizinhos informaram a ele que uma pessoa em um veículo trouxe o material e jogou ali sem muita cerimônia no último fim de semana.

Favoretto é conhecido da vizinhança pela dedicação ao local: “A gente pega carinho pelo local e é como se fosse parte de nossa casa”, afirma. Jorge Luiz Arena, morador do bairro desde a infância, explica que a praça recebe cuidados frequentes, mas reclama da iluminação: “Os postes de luz não funcionam, creio que não pelas lâmpadas estarem queimadas, mas o equipamento é antigo, precisa de troca ou manutenção” , explica.

Outro item que chama a atenção é a ausência do busto de Plínio Salgado, líder político que dá nome à praça.  Segundo Arena, o busto foi roubado há alguns anos e nunca substituído.

Consultada sobre os problemas relatados, a assessoria informou que “a Secretaria de Obras enviará técnico à praça para verificar a situação dos postes de iluminação” e que flagrantes de pessoas jogando lixo ali podem ser feitos ao 156.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.