Tratores e outros maquinários fizeram o trabalho de demolição dos imóveis, que já estavam com a estrutura comprometida

Carine Corrêa

Tratores e outros maquinários fizeram o trabalho de demolição dos imóveis, que já estavam com a estrutura comprometida
Tratores e outros maquinários fizeram o trabalho de demolição dos imóveis, que já estavam com a estrutura comprometida

Onze famílias foram retiradas dos imóveis que foram demolidos pela prefeitura nessa sexta-feira (19). No total, cinquenta pessoas se abrigavam de forma irregular nas residências.

Segundo a Prefeitura de Rio Claro, o processo de desocupação dos imóveis foi realizado de forma amigável. Os moradores foram avisados antecipadamente de que a remoção seria feita ontem. “Após triagem social, as famílias receberam casas no Bom Retiro”, acrescenta a administração do município.

A reportagem acompanhou as duas etapas do procedimento. A primeira ocorreu durante o período da manhã. Móveis e pertences pessoais das famílias foram retirados e transportados para a nova moradia. No período da tarde, tratores e outros maquinários faziam o trabalho de demolição dos imóveis, que já estavam com a estrutura comprometida. Os imóveis estavam ocupados havia aproximadamente 12 anos, conforme informaram alguns moradores. A área é do município.

A desapropriação da área foi realizada em 2007. A prefeitura informou: “Se o proprietário de um imóvel deixa de pagar impostos, a prefeitura move uma execução fiscal que pode levar o imóvel a leilão”, explica o poder público.

Remoção

As famílias foram removidas por equipes de funcionários municipais, com a coordenação da Secretaria de Habitação, num trabalho que também contou com a participação do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Defesa Civil e Guarda Municipal.

Logo pela manhã caminhões começaram a transportar as mudanças para o Bom Retiro, residencial de 424 casas recentemente construídas ao lado do Novo Jardim Wenzel. “Acho que vai ser melhor para todos nós”, afirmou Maria Auxiliadora de Lima, que morava na casa com filhos e o marido, José Nilton da Silva.

Esta é a segunda intervenção da prefeitura de Rio Claro para resolver um problema de precariedade habitacional. Em abril de 2011, a Secretaria de Habitação completou um processo de remoção de 28 famílias da Vila Stecca, próximo ao terminal rodoviário, na Avenida Tancredo Neves. Na Vila Stecca, os imóveis também foram demolidos.

A remoção das famílias da Vila Stecca foi iniciada em fevereiro de 2010. Para o processo de demolição, foi necessário na época um acordo com as famílias, negociando as demolições em troca da inclusão das pessoas em programas habitacionais do município.

Na ocasião, uma das pessoas que ocupavam uma das residências afirmou que chegou a Rio Claro e foi morar na Vila Stecca, onde seus pais tinham conseguido arrumar uma casa. “Meus pais voltaram para a Bahia e nós ficamos aqui até sermos transferidos para outro bairro”, disse Jailson Amaral à reportagem, quando as casas foram demolidas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.