Abastecimento de água em Rio Claro é normalizado

Amostras da água bruta do rio Corumbataí. À esquerda, em condições normais e à direita, com elevada turbidez, retirada do rio no início da manhã dessa segunda-feira (9), imprópria para captação e tratamento.

Turbidez foi regularizada e ETA 2 pôde voltar ao pleno funcionamento de captação, tratamento e fornecimento de água

A forte chuva de domingo (8) aumentou consideravelmente a turbidez da água bruta do rio Corumbataí, fonte de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

A situação obrigou o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro a interromper temporariamente na parte da manhã de segunda-feira (9), a captação e o tratamento de água da ETA 2 para manter a qualidade da água distribuída no município.

Por conta da capacidade de autodepuração (recuperação) do corpo d’água do próprio rio, a turbidez foi normalizada naturalmente no final da manhã de segunda-feira (9), possibilitando que a autarquia voltasse a operar a ETA 2 em sua capacidade máxima na realização dos trabalhos de captação, tratamento e abastecimento de água para 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1 que segue funcionando normalmente.

A previsão para normalização da pressurização e do fornecimento de água em todas as regiões abastecidas pela ETA 2 é para até o final da tarde desta segunda-feira (9).

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.

Ainda, ressalta que a situação pode ocorrer novamente, já que grande quantidade de chuva está prevista para os próximos dias.

Serão feitas descargas na rede, mas podem ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.