A amarelo e branco traz o enredo Batalha, com 260 integrantes, 60 ritmistas, oito alas, dois carros alegóricos e um quadripé

A amarelo e branco traz o enredo Batalha, com 260 integrantes, 60 ritmistas, oito alas, dois carros alegóricos e um quadripé. A ideia do enredo nasceu da observação da linda igreja da cidade de Batalha, em Portugal, que por sua vez teve origem na Batalha de Aljubarrota ocorrida em 1385, entre tropas portuguesas e o exército castelhano.

Nesta batalha, 6.500 portugueses lutaram contra 31.000 castelhanos e os venceram. Através da estratégia e da criatividade, um pequeno contingente acabou por vencer um bem treinado e mais numeroso exército. O fato remete ao “pequeno” vencendo o “gigante”. A possibilidade de o humilde vencer o poderoso. A esperança do bem vencer o mal.

Esta batalha na época transformou Portugal em uma das mais respeitadas nações da Europa e com parceria com a Inglaterra, o país começou sua história no campo das navegações e dos descobrimentos. Numa destas viagens pelo oceano, avistam a Ilha de Vera Cruz, que deu origem ao Brasil. E da mistura das raças, do índio, o negro e o branco europeu, surge então o brasileiro, que sempre batalhou e até hoje vive diariamente sua luta por um lugar ao sol. Um povo otimista, trabalhador, alegre e com fé inabalável.