Divulgação

O consumo de frutas sempre é bem-vindo na hora de montar o cardápio, mas como algumas têm mais benefícios que outras é importante saber qual deve ser priorizada. “As frutas vermelhas já são apetitosas só de olhar e, além disso, elas agem de diversas maneiras no organismo trazendo inúmeras vantagens”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso. “Podemos citar alguns desses benefícios como o auxílio no emagrecimento, à redução no colesterol, à manutenção na saúde intestinal, além do retardo no envelhecimento”, diz Veinert.

Podem entrar na lista frutas como o goji berry, a framboesa, o morango, a melancia e a amora. “Devido à baixa quantidade de calorias e o bom teor de fibras elas proporcionam uma maior sensação de saciedade”, alerta o nutrólogo.

As frutas vermelhas ainda têm baixo teor de proteínas e lipídeos
As frutas vermelhas ainda têm baixo teor de proteínas e lipídeos

Um estudo da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, aponta ainda que o consumo de frutas vermelhas converte o excesso de gordura branca, considerada ruim, em gordura marrom, aquela que pode ser queima. Isso devido aos seus antioxidantes.

As frutas vermelhas ainda têm baixo teor de proteínas e lipídeos, mas o cálcio e o fósforo são altos, contribuindo também para o fortalecimento dos ossos. E não podemos falar dessas frutas sem citar a vitamina C. Isso porque o morango e a acerola são ricos nesse nutriente. Em 100 g de frutas conseguimos até 70 mg do nutriente. Entre os demais benefícios, a amora e a framboesa inibem o aparecimento de tumores, o mirtilo e a framboesa ajudam na visão, devido aos carotenoides.

Já os flavonoides, também encontrados nesse tipo de fruta relaxa as artérias e regula a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Esse mesmo flavonoide protege o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e da esclerose múltipla.

Para melhor aproveitar todos esses benefícios o consumo deve ser in natura, podendo diversificar as vezes com sucos, chás e doces. O ideal é ingerir de três a cinco porções delas por dia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.