Itens são entregues aos bebês nascidos prematuramente na UTI Neonatal
A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, através de sua UTI Neonatal está arrecadando polvinhos feitos de crochê, que ajudam a acalmar e trazer conforto aos bebês nascidos prematuramente. A campanha é direcionada para quem tem vontade de contribuir com a causa. Confira as orientações para a produção das peças.
O corpo do polvo deve ter de 6 a 9 centímetros e os tentáculos 25 centímetros. Devem ser feitos de fio 100% algodão e em Linha Barroco número 4 ou Ane 2 fios. O enchimento deve ser de fibra siliconada e os olhos são costurados e não colados, por conta do processo de esterilização em alta temperatura.
Em caso de dúvidas, basta fazer contato pelo telefone (19) 3535-7378.
Polvinhos de crochê trazem conforto a bebês prematuros, reduzindo estresse e melhorando respiração e batimentos cardíacos
BENEFÍCIOS
Os polvinhos de crochê trazem diversos benefícios para os bebês prematuros. A sensação de segurança é dada pelos tentáculos, que remetem ao cordão umbilical. O formato arredondado e a textura suave lembram o ambiente seguro do útero, trazendo calma e reduzindo o estresse. O contato com os polvinhos transmite calma, melhora os sistemas respiratórios e cardíacos e aumenta os níveis de oxigênio no sangue.
Nesta segunda-feira (10), Ari Rios, presidente da Escola de Samba Grasifs, A Voz do Morro, falou ao Jornal da Manhã, dando continuidade à série de entrevistas com líderes das agremiações carnavalescas de Rio Claro. Rios abordou os preparativos para o desfile, compartilhou as expectativas da escola e destacou os principais desafios enfrentados nesta etapa decisiva.
Fábia, 38 anos, foi morta com 36 facadas pelo marido, Alex Sander, 46, em Limeira. Ele enviou foto do crime ao filho, fugiu e causou acidente, mas foi preso após tentativa de suicídio
Uma mulher de 38 anos foi morta de forma brutal na manhã de domingo (09), em Limeira. A vítima, Fábia Andréia Alves da Costa, foi atacada com pelo menos 36 facadas, sendo a maioria na região do peito, enquanto estava na casa de uma amiga. O autor do crime, seu companheiro Alex Sander Tomás dos Santos, de 46 anos, surpreendeu Fábia no momento do ataque.
Fábia Andréia Alves da Costa foi morta pelo marido Alex Sander dos Santos
Após cometer o feminicídio, Alex enviou uma foto do corpo da vítima para o filho mais novo do casal, de 15 anos, e fugiu de carro, tentando tirar a própria vida ao provocar um acidente na rodovia Limeira-Cordeirópolis. Ele colidiu frontalmente com outro veículo, mas os ocupantes do outro carro receberam atendimento e estão bem. Alex Sander foi socorrido e levado para a Santa Casa de Limeira, onde recebeu cuidados médicos antes de ser preso em flagrante.
Durante a fuga, o criminoso foi ouvido dizendo “matei minha mulher” a uma testemunha. Ele estava com facas e canivetes no momento da prisão. As investigações indicam que o motivo do crime foi a decisão de Fábia de terminar o relacionamento, algo que Alex Sander não aceitou após mais de 20 anos juntos.
A previsão para hoje (10) em Rio Claro indica céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas. Segundo o IPMet, a manhã começa com céu claro e poucas nuvens na maior parte do estado de São Paulo, com a detecção de poucas áreas de chuva nesse período. À tarde, a nebulosidade tende a aumentar, especialmente em algumas regiões do estado, onde novas pancadas de chuva, algumas com forte intensidade, se formarão isoladamente devido ao aquecimento diurno. As temperaturas permanecem elevadas.
A mínima registrada hoje no campus da Unesp foi de 19,6°C, com a máxima prevista para 32°C. As informações são da estação Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro.
A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo divulgou recentemente o balanço final das ocorrências policiais registradas mês a mês no ano de 2024. O Jornal Cidade fez um comparativo com o ano de 2023 e em determinados tópicos houve aumentos nos crimes enquanto em outros diminuição; confira:
Homicídios No ano de 2023 foram 28 mortes violentas registradas em Rio Claro contra 32 no ano passado – um aumento de 14,28%. O número de 2024 se comparado com cidades bem maiores da nossa região segue em alta. Piracicaba que tem praticamente o dobro de habitantes que Rio Claro registrou 27 ocorrências desta natureza. Limeira com 291 mil habitantes registrou 12 casos de homicídio em 2024.
Furtos de veículos O crescimento desta ocorrência do ano de 2023 para 2024 em Rio Claro foi de 8,53% (2023 foram 328 casos contra 356 casos em 2024)
Furtos (outros) Em 2023 o município registrou 2016 ocorrências contra 2062 no ano passado – crescimento de 2,28%.
Roubo de veículos Já esta modalidade criminosa teve queda em Rio Claro. Se em 2023 a SSP indica 148 casos, em 2024 este número caiu para 115 (-22,29%).
Roubo (outros) Este foi mais um indicador que apresentou diminuição (2023 – 321 casos / 2024 – 270) queda de 15,88%.
Roubo de cargas Neste caso a cidade de Rio Claro registrou um crescimento de 140% de 2023 para 2024 (as ocorrências passaram de 5 para 12 registros).
Estupro e estupro de vulnerável Os casos registrados de estupro não tiveram alteração de 2023 para 2024 . Em ambos os anos foram 10 registros. Já a natureza estupro de vulnerável apresentou queda de 26,31% passando de 57 casos em 2023 para 42 em 2024.
A Prefeitura de Itirapina veio a público esclarecer as medidas que estão sendo adotadas em resposta aos recentes acidentes envolvendo pirambebas ocorridos na Represa do Broa. Em decorrência dos incidentes registrados foi publicado o Decreto nº 4.270 que institui a proibição de banhistas e restrições às atividades aquáticas. Essa ação visa garantir a segurança da população e segue a orientação do Corpo de Bombeiros.
Por tratar-se de um problema inédito, foram oficiados especialistas e órgãos ambientais pertinentes solicitando orientações, como a CETESB, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Cuesta Corumbataí, o Comitê de Bacias Hidrográficas, a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Em reunião realizada nesta semana entre representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, da Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis no Broa (APIB) e um biólogo especialista foram definidas, nesse primeiro momento, três frentes de atuação:
1 – A contratação de uma empresa especializada em realizar o monitoramento da ictiofauna na represa, com o objetivo de levantar informações sobre as frequências de espécies que caracterizam o ecossistema. Com isso, será possível estimar os períodos e locais de maior risco das pirambebas e referenciar as decisões do Poder Público. 2 – A criação de uma lei municipal específica para a regulamentação da pesca no município, sobretudo da proibição da soltura de espécies invasoras. 3 – A realização de um campeonato de pesca de piranhas organizado pela APIB, seguindo todas as regulamentações ambientais pertinentes ao período da Piracema.
A Orquestra Filarmônica de Rio Claro completa agora em 2025 seus 30 anos e prepara uma temporada histórica, com muita música erudita e popular, começando em março no embalo do melhor do rock-in-roll, com o tradicional concerto “Mulheres Que Cantam e Encantam”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher “Este ano um musical inédito em homenagem ao Pop Rock nacional desde 1950 até hoje”, comemora William Nagib Filho, Diretor da Orquestra.
Criada em 1995, a Orquestra Filarmônica coleciona eventos memoráveis, sempre se posicionando como uma instituição focada na valorização do ser humano, levando a arte da música ao grande público de forma democrática e gratuita. “Me lembro do primeiro concerto no SESI, tínhamos poucos recursos, ainda assim, tivemos a presença de 60 músicos voluntários e, com casa lotada, fomos ovacionados pelo público”, relembra.
No histórico, a Orquestra Filarmônica de Rio Claro viabilizou a presença de maestros nacionais e internacionais, músicos solistas, artistas da música popular brasileira, em apresentações por vezes mais eruditas, outras bem populares.
“A partir do momento que fomos habilitados para captação de recursos por meio das leis de incentivo à cultura, nosso trabalho deu um salto e pudemos realizar feitos cada vez mais ousados e incríveis”, explica William.
Desde 2020, a Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, tornou-se a maior patrocinadora da Orquestra por meio da Lei Rouanet. “Eles foram fundamentais e deram um novo fôlego a partir da Pandemia, para que pudéssemos fazer concertos maiores para a cidade e região, sempre com transmissão ao vivo, atingindo enorme público e deixando na internet o registro histórico das últimas temporadas”.
Além disso, a Brascabos, fabricante de componentes elétricos e sediada em Rio Claro, também incentiva a Orquestra por meio da Lei Rouanet diversas empresas e pessoas físicas de Rio Claro vêm patrocinando a Orquestra por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com aportes de IPTU, ISSQN e ITBI, destacando-se a “Casa do Construtor”, “Jog Instrumentos Musicais”, “Sapataria Lago Azul”, “Ápia Veículos”, “Sobradão Eventos”, “Barbo Construtora”, “Xavier Camargo Imóveis”, “Estrutura Dinâmica” e “Talklink”, sem contar o importante apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Rio Claro.
“Após o Mulheres Que Cantam, dias 29 e 30 de março no Ginástico, faremos em 26 de abril uma noite especial em homenagem ao Tango Argentino e Astor Piazzolla. Em maio acontece a Ópera Nessun Dorma, trazendo toda magia da ópera italiana”, conta.
Em junho, para o tradicional show de aniversário de Rio Claro, a orquestra está em negociação com Marcelo Falcão, do Rappa, que dividirá o palco com a Orquestra, no “Rango Rock”. “Já está quase certo”, diz William.
Vários concertos eruditos também estão na programação, além de um especial para o dia das crianças com o Concerto “Anime-Epopéia Naruto”.
Em dezembro, a programação segue com o Ballet completo do Quebra Nozes, além do concerto tradicional de Natal, no dia 23 de dezembro.
Esse será um ano festivo e com muita música para o público de Rio Claro. Para acompanhar a agenda e não perder nenhum evento da Orquestra, basta acompanhar o perfil @filarmonicaderioclaro no Instagram.
José de Mattos, Zé de Mattos – 86 anos. Faleceu dia 07, às 17h42, em Santa Gertrudes. Deixou viúva Marli Aparecida Alves Godoy de Mattos, os filhos Fernando c/c Claudia, Isabel Cristina, Maria Helena, Alexandre Jose c/c Alessandra, Rodrigo Augusto c/c Carla, Adriana c/c Diego, oito netos, dois bisnetos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).
Eraldo José do Nascimento, Eraldo Pintor – 58 anos. Faleceu dia 07, às 15h37, em Piracicaba. Deixou viúva Ivoneide Ventura do Nascimento, os filhos Vitor, Clara. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Corumbataí (Funerária João de Campos).
Rogerio Magnusson, Magui – 52 anos. Faleceu dia 07, às 20h00, nesta cidade. Deixou os filhos Isabela c/c Darlan, Gabriela, Manuela, um neto. Foi sepultado no Crematório Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).
Maria Aparecida Bezerra, Cidinha – 57 anos. Faleceu dia 07, às 20h40, nesta cidade. Deixou os filhos Maycon, Luana, um neto. Foi sepultada no Cemitério Memorial Cidade Jardim (Funerária João de Campos).
Conheça a história do jovem Felipe, que enfrentou a leucemia com apenas dois anos de idade. Apoio do GACC foi fundamental
A campanha Fevereiro Laranja chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue. A iniciativa também busca aumentar o número de doadores de medula óssea, fundamental para o tratamento de muitos pacientes.
A leucemia pode se desenvolver de forma aguda ou crônica e apresenta sintomas como fadiga, febre frequente e sangramentos. Segundo especialistas, a detecção precoce melhora as chances de sucesso no tratamento, que pode incluir quimioterapia, radioterapia e transplante de medula.
No Brasil, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) facilita a busca por doadores compatíveis, mas ainda há poucos cadastrados em relação à demanda. Especialistas alertam que ampliar a conscientização sobre a campanha pode salvar vidas.
A cura chegou
Em Rio Claro, a história do jovem Felipe, de apenas 13 anos, mobilizou toda a família. Com apenas dois anos de idade, ele foi diagnosticado com leucemia linfática aguda. De acordo com a mãe Cláudia Bressani e o pai Paulo, a doença foi notada a partir do surgimento de pintinhas avermelhadas pelo corpo naquela época.
“No dia 8 de março de 2014, ao retornar da praia, ele estava bem ‘enjoado’, estranhei, pois, era uma criança muito brincalhona, mas estava muito quieto. Teve febre e consegui levar à pediatra. A doutora viu que a garganta e ouvido vermelhos, passou um antibiótico achando que era por conta da água do mar. Essa febre ia e voltava. Também tiveram manchinhas vermelhas pelo corpo”, relata a mãe.
Dias depois, com os sintomas persistentes, a família voltou para a Santa Casa. A médica pediu um exame de sangue e esse deu alterado. A doutora pediu ultrassom por que a barriguinha dele doía. No segundo exame deu alteração de novo. Com isso, foi necessário reunir a família e comunicar que era preciso que Felipe fosse encaminhado para o hospital Boldrini, em Campinas.
“Ele passou por novos exames e lá mesmo a médica passou que ele estava com leucemia e que deveríamos ficar por lá. Foram feitos mais exames para saber que tipo de leucemia era. Foi nos dado um protocolo e comunicou que ele deveria fazer quimioterapia por dois anos e seis meses”, comenta a mãe Cláudia.
Ela conta à reportagem do JC que “depois da notícia, a gente estava perdido, não sabia o que fazia. Mas uma pessoa falou para a gente procurar o GACC. Deus colocou o GACC no nosso caminho, nos deu muito apoio, e passou a nos levar para o Boldrini para fazer a quimio”, acrescenta.
Em 2016 o pequeno Felipe fez a última quimio. “Graças a Deus foi tudo bem. Ele foi internado poucas vezes, mas nada grave. No começo voltávamos a cada três meses, depois seis meses, e hoje ele vai a cada dois anos fazer exames. A próxima vez será em novembro. Não foi fácil, mas graças a Deus tivemos fé, tivemos ajuda de muitas pessoas de todas religiões que faziam o propósito. Somos muito gratos por cada pessoa que orou por ele. O GACC foi um suporte muito grande para nós”, finaliza. Felipe tem uma irmã de 20 anos, a Heloísa, que acompanhou tudo ao longo do tempo.
Claudia e Felipe durante o tratamento aos dois anos, ao lado, a mãe, o jovem hoje com 13 anos, a irmã Heloísa e o pai Paulo
Apoio à criança com câncer
O GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) é uma das principais instituições brasileiras que promovem acolhimento às crianças diagnosticadas com leucemia e outros tipos de câncer. Estão ativos no cadastro, atualmente, 18 assistidos entre 0 e 24 anos com diagnóstico de leucemia. O GACC também atende mais de 90 crianças com diagnósticos de câncer e doenças hematológicas crônicas.
A entidade, localizada em Rio Claro no bairro Vila Paulista, existe há quase três décadas e auxilia o paciente durante o tratamento, por meio de acesso e retorno dos hospitais com segurança e conforto, permitindo, assim, que o convívio familiar não seja rompido nesse período em virtude de deslocamentos diários.
A entidade também oferece atendimentos às crianças de forma gratuita, como para consultas odontológicas, psicóloga e nutricionista, além de ofertas suplementações alimentares e medicações. Também tem parceria com óticas e tudo o que não é fornecido ou que não é possível obter através da rede pública de saúde em tempo hábil em termos de exames, próteses e órteses, o Gacc custeia ou encaminha para sua rede de médicos voluntários e clínicas parceiras.
O Jornal da Manhã iniciou neste sábado (08) a série de entrevistas com representantes das escolas de samba de Rio Claro. O primeiro convidado foi Marco Santana, vice-presidente da Embaixadores do Samba, que detalhou os preparativos da agremiação para o Carnaval 2025.
Durante a conversa, ele destacou a intensificação dos ensaios e o empenho da equipe na construção do desfile. Além disso, ressaltou a importância da comunidade na manutenção da tradição carnavalesca e adiantou novidades que prometem surpreender o público na avenida.
A estátua do leão e a réplica da Torre Eiffel, instaladas no Lago Azul de Rio Claro, estarão iluminadas de azul de domingo (10) até o dia 15 (sábado), data que se tornou dia internacional dedicado à atenção para a Síndrome de Angelman.
A iniciativa integra o município à campanha Ilumine em Azul, na qual marcos ao redor do mundo receberão luzes especiais em solidariedade às pessoas com essa condição.
A Síndrome de Angelman uma condição neurogenética rara que afeta uma em cada quinze mil pessoas. O diagnóstico representa grande desafio tanto para as famílias quanto para os profissionais de saúde. O número de diagnósticos ainda é muito inferior ao número real de indivíduos que vivem com esta condição no mundo.
Na campanha Ilumine em Azul, locais famosos, como as cataratas do Niágara (EUA/Canadá), o Burj Khalifa (Emirados Árabes Unidos) e o Capitólio Estadual da Pensilvânia (EUA), já foram iluminados em azul como parte da iniciativa.
O assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, destaca a importância do poder público e da sociedade se mobilizarem na realização de campanhas e outras ações que deem visibilidade a esse e outros temas.
Desde sua criação em 2013, o dia internacional dedicado à atenção à Síndrome de Angelman tem sido a força motriz na união de famílias e organizações de pacientes de todo o mundo sobre essa condição, que causa crises epilépticas, atraso no desenvolvimento, ausência de fala, problemas gastrointestinais e graves comprometimentos cognitivos e motores.
Mais informações sobre a campanha Ilumine em Azul e sobre a síndrome podem ser obtidas no site www.gamasangelman.org, desenvolvido pelo Gamas – iniciativa brasileira de atenção à Síndrome de Angelman.
Recentemente algumas regiões do estado de SP têm convivido com a invasão de caramujos africanos. Trata-se de um molusco marrom com cerca de 10cm. A espécie foi trazida para o Brasil na década de 80, como um substituto mais rentável que o escargot. Porém, não vingou e os criadores soltaram os moluscos inadvertidamente na natureza, sem imaginar o mal que estavam causando. Neste período de chuva, os caramujos se multiplicam e causam preocupação para a população, uma vez que podem causar doenças e prejudicar plantações.
A infectologista Vera Rufeisen, do Vera Cruz Hospital, em Campinas, recomenda alguns cuidados. “Esses moluscos invadem hortas e jardins em ambientes urbanos e em áreas agrícolas têm sido considerado uma praga, especialmente em plantações de banana, brócolis, batata-doce, abóbora, tomate e alface. Por isso, ao consumir legumes e verduras, é muito importante fazer uma boa higienização, uma vez que estes podem estar contaminados com o muco do caramujo”, alerta. A sugestão é deixar os alimentos de molho em uma solução de hipoclorito de sódio a 1,5% (1 colher de sopa de água sanitária diluída em um 1 litro de água filtrada) por cerca de 30 minutos, antes de serem consumidas.
Segundo a especialista, o caramujo africano pode transmitir duas zoonoses (doenças transmitidas de animais para pessoas), mas no Brasil não há registros, até o momento, de tais casos. “Uma delas é a meningite eosinofílica, doença rara e ainda não diagnosticada em nosso país. Essa doença já foi registrada em ilhas do Pacífico, no sudoeste asiático, Austrália e Estados Unidos, mas no Brasil não há nenhum registro. A outra doença é a angiostrongilíase abdominal, que muitas vezes é assintomática, mas em alguns casos pode levar ao óbito, por perfuração intestinal e peritonite. No Brasil já foram diagnosticados casos, porém, não com transmissão pelo caramujo africano”, explica.
Outra informação relevante é com relação ao descarte dos caramujos. Ao contrário do que muita gente pensa, não se deve jogar sal, que pode prejudicar o solo. O correto é cobri-los com cal virgem.