Rhavi Samuel nasceu com pré-eclâmpsia grave e pesava menos que 1kg; após 119 dias de cuidados na Santa Casa, família celebra alta com agradecimentos à equipe médica
Em casa, no bairro Bonsucesso, Jenifer Caroline de Oliveira, 18 anos, e Caio Felipe da Cruz Silva, 24 anos, celebram o início de uma etapa muito sonhada: a chegada do filho Rhavi Samuel Oliveira da Cruz na residência. Tudo isso porque desde o nascimento, no dia 06 de fevereiro, ele estava internado na Santa Casa de Rio Claro. Rhavi nasceu prematuro extremo, pesando 745 gramas e 32 centímetros.
“Eu tive uma gravidez tranquila até os seis meses. Até que eu descobri uma pré-eclâmpsia”, conta Jenifer. A pré-eclâmpsia é uma condição grave, relacionada ao aumento da pressão arterial, que em geral ocorre a partir do meio da gestação, depois da 20ª semana. Mulheres com pré-eclâmpsia apresentam pressão arterial elevada (acima de 14 x 90 mmHg) e níveis altos de proteína na urina (proteinúria).
“Sinceramente sintomas eu não tinha apenas um inchaço. Até que veio uma forte dor na barriga. Fui internada e descobri a pré-eclâmpsia. Tentaram controlar mas tive que fazer uma cesária de emergência para tentar salvar a minha vida e a do bebê. Foram dias difíceis, de muita fé, onde agradeço aos vários profissionais da Santa Casa, da UTI Neonatal, por tudo o que fizeram pelo meu filho e pela nossa família. Rhavi está em casa e alegria maior não há”, diz a mamãe.
“Presenciar a alta de um paciente nosso que nasceu prematuro extremo e passou por tantos desafios em seus primeiros meses de vida é uma das maiores recompensas da nossa profissão. Cada dia na UTI Neonatal é marcado por cuidados intensivos, decisões compartilhadas, acolhimento às famílias e muito trabalho em equipe. Ver esse bebê deixar o hospital saudável e pronto para ir para casa nos enche de emoção, esperança e orgulho.
Profissionais da Santa Casa, da UTI Neonatal, comemoram a alta do pequeno Rhavi
A alta não representa apenas o fim de uma internação longa — ela simboliza a vitória da vida, a competência técnica da nossa equipe e o poder do cuidado humanizado. Acompanhamos esse pequeno guerreiro desde os primeiros momentos de instabilidade até a conquista de cada pequena evolução, e agora celebramos junto com a família esse novo começo.
Esse momento reforça a importância do nosso trabalho e nos inspira a continuar oferecendo o melhor cuidado possível, com dedicação, sensibilidade e compromisso com cada recém-nascido e sua família”, declarou Gabriela Zuttim que é coordenadora do Serviço de Enfermagem da UTI neopediátrica e berçários patológicos da Santa Casa de Rio Claro
Mês é voltado para a conscientização sobre a importância de doar sangue e salvar vidas
Em 14 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde para agradecer aos doadores do mundo todo e incentivar a doação. Em todo o mundo, o mês de junho, chamado de Junho Vermelho, é voltado para a conscientização do ato.
Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2023 foram coletadas 2.452.425 bolsas de sangue, o que representou um aumento de 112.377 em comparação com 2022, quando foram coletadas 2.340.048. Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes.
Em Rio Claro, o Banco de Sangue da Santa Casa trabalha arduamente para captar novos doadores e conscientizar a população sobre a importância do ato.
Adriano Aparecido da Silva doou pela primeira vez
Adriano Aparecido da Silva tem 39 anos, é pedreiro e doou sangue pela primeira vez. Ele conversou com a reportagem do JC e falou que faz parte de um grupo da igreja que frequenta e que incentiva a doação.
“É a primeira vez que estou doando. Acho muito importante podermos ajudar as pessoas. Faço parte deste grupo da Igreja Universal, o EVG, e eles incentivam o que estou fazendo. Minha dica para quem nunca veio é que pode vir sem medo. Fui muito bem recebido em todas as etapas, por profissionais educados, que explicam tudo. Estou muito feliz em poder ajudar”, relata.
Antônio de Moraes tem 34 anos e costuma doar
Antônio de Moraes tem 34 anos, é funcionário público e um veterano na doação de sangue. Doa há oito anos e começou acreditando que ajudaria a superar o temor que sempre teve de agulha.
“Comecei a vir, pois acreditava que meu medo de agulha poderia melhorar. Comecei a pegar gosto pelo ato e venho de três a quatro vezes ao ano doar. Falar da importância é fundamental, e todos nós sabemos: é um pequeno ato que ajuda muita gente. Perco uma hora, quarenta minutos do meu dia a cada três meses e posso ajudar até quatro pessoas. E meu trauma melhorou”, fala.
Silvio Luiz doa há 12 anos na cidade de Rio Claro
Aos 46 anos, Silvio Luiz de Carvalho Martinez também é um veterano da causa. Há 12 anos doa sangue na cidade de Rio Claro, desde que passou a morar na cidade. Antes, doava em Bauru, onde residia.
“A empresa em que eu trabalhava, lá em Bauru, incentivava a doação, e ganhei o hábito por lá. Quando me mudei para Rio Claro, conheci o projeto da Gaviões e comecei a vir com eles e a participar das campanhas. Costumo vir de duas a três vezes por ano”, explica.
Natali Caroline é da saúde e sabe do valor do ato
Atuante na área da saúde, a técnica de enfermagem Natali Carolini Miguel da Silva, de 31 anos, sabe da importância da doação de sangue e comenta que a realiza há alguns anos.
“É um ato de ajuda ao próximo. Atuo na Santa Casa e vejo a necessidade desse trabalho. Atuei no Dengário também, e vimos a importância da doação de sangue no tratamento dos pacientes. É fundamental que toda a comunidade tenha consciência”, fala.
Sabrina Furlan é biomédica responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e convida a população a participar das campanhas e a entender o trabalho realizado pelos profissionais da unidade.
“As doações acontecem aqui às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas. É preciso agendar pelo telefone (19) 3535-7241 ou pelo WhatsApp (19) 99288-9737, para que todos consigam ser atendidos”, afirma a profissional. Mulheres podem doar a cada 90 dias, e homens, a cada 60.
A biomédica comenta que muita gente questiona a necessidade do agendamento, já que o banco está sempre precisando de reposição de sangue, principalmente do tipo O, que é o mais utilizado.
“Existe um prazo de validade: as bolsas vencem em 35 dias. Aqui não acontece de vencer, pois estamos sempre usando. Atendemos outras unidades e algumas cidades da região também, mas precisamos ter esse controle para poder nos programar e nosso estoque não zerar. Em casos de baixa muito grande, como tivemos recentemente, buscamos nossos doadores ativos em nosso cadastro”, explica.
O Banco de Sangue da Santa Casa orienta todos os doadores, e qualquer dúvida pode ser sanada com os profissionais do local.
Bolsas de sangue têm validade de 35 dias, mas estoque do tipo O raramente vence devido à alta demanda. Agendamento evita desabastecimento e atende cidades vizinhas
O QUE É PRECISO PARA SER DOADOR DE SANGUE?
– Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; – Pesar no mínimo 50 kg; – Não estar em jejum (apenas evitar alimentos gordurosos); – Estar descansado e em boas condições de saúde; – Não fumar no mínimo duas horas antes e uma hora após a doação; – Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.
NÃO DOE SANGUE SE VOCÊ:
– Estiver gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso; – For alcoolista crônico ou tiver ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; – Estiver grávida ou amamentando; – Tiver sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis; – Tiver realizado cirurgia ou endoscopia/colonoscopia há menos de seis meses; – Tiver feito piercing, maquiagem definitiva ou tatuagem há menos de 12 meses; – For portador de doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, malária, doença de Chagas, hepatites B e C, HIV, HTLV) ou tiver contraído hepatite A após os 11 anos de idade.
IMPORTANTE
É obrigatória a apresentação de documento com fotografia, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG, e o endereço completo, inclusive o CEP.
O Banco de Sangue da Santa Casa fica na Rua 2, 297, no Centro de Rio Claro.
A prefeitura de Rio Claro iniciou nesta semana as conferências ambientais em escolas municipais. Alunos das escolas municipais Marcelo Schimdt e Dante Egreggio foram os primeiros a participar das atividades, que visam envolver as demais unidades da rede municipal de ensino.
Nos encontros, os alunos são incentivados a observar e relatar as características do território onde suas escolas estão localizadas, identificando problemas ambientais que afetam o meio ambiente e influenciam diretamente no clima. As atividades são desenvolvidas por meio de dinâmicas em grupo.
A iniciativa também propõe reflexões sobre quem são os mais vulneráveis às mudanças climáticas e de que forma é possível colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na redução dos impactos ambientais e das desigualdades.
As conferências terão continuidade na semana que vem e deverão se estender até setembro, tendo a participação de Roberto Foresti Júnior e Leandro Geniselli, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edison Norberto de Andrade, coordenador de Educação Ambiental, e de Raquel Picelli, da Secretaria Municipal da Saúde.
A concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, realizará duas intervenções hoje, dia 15, em trechos de vias do bairro Vila Santo Antônio e no centro da cidade.
Na Vila Santo Antônio será realizada uma nova ligação de esgoto na avenida 29, altura do número 526. O serviço está programado para ter início às 7h30, com previsão de término às 12h, mas pode se estender dependendo da complexidade do trabalho.
Durante a intervenção, o trecho da avenida 29 – localizado entre as ruas 04 e 05 – permanecerá interditado. Os motoristas que seguem pela avenida 29, sentido bairro, encontrarão desvi à direita na rua 03 e devem, em seguida, virar à esquerda na avenida 25, novamente à esquerda na rua 06 e, mais uma vez, virar à direita para retornar ao trajeto inicial.
Já os motoristas que seguem pela avenida 29 sentido centro, encontrarão desvio à direita na rua 6, em seguida devem virar à esquerda na avenida 33, virar novamente à esquerda na rua 3 e, por fim, virar à direita para retornar ao trajeto inicial.
Na área central será realizado um reparo em um poço de visita (PV) localizado na rua 01, na altura do número 800. Os PVs são estruturas que dão acesso às tubulações de esgoto, identificadas por tampas de metal e que estão localizadas, geralmente, no centro das ruas.
Para a execução do trabalho, o tráfego de veículos no trecho será interditado das 13h às 15h, horário previsto para o término das atividades.
Os motoristas que seguem pela rua 01 encontrarão desvio à esquerda na avenida 09 e devem virar à esquerda na rua 03, depois à direita na avenida 03 e depois à esquerda para retornar ao trajeto inicial.
Os trechos das manutenções contarão com placas de sinalização e todos os esforços serão feitos para que a finalização dos serviços e a liberação do trânsito ocorram o mais breve possível.
Contato
Em caso de dúvidas, a empresa atende gratuitamente pelo telefone 0800 771 0001.
Foi sepultada na manhã deste sábado (14), o corpo de Edneia Carneiro de Souza, de 50 anos, que morreu após um atropelamento na Rodovia Washington Luís, a SP-310, na altura do quilômetro 175, em Rio Claro.
A vítima, que morava no bairro Maria Cristina, não resistiu ao ser atingida por um veículo Ônix. Segundo o boletim de ocorrência Edneia tentou atravessar a pista quando ocorreu o atropelamento. Ela estava acompanhada de um homem que afirmou que também iria atravessar a rodovia, mas ficou com medo por conta do movimento.
Familiares de Edneia entraram em contato com o Jornal Cidade, lamentaram a morte e disseram que ainda tentam entender como se deram os fatos.
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de São Paulo foram reclassificadas e aumentaram seu nível de atuação no território. O decreto com a mudança, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas, foi publicado nessa sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE).
As delegacias que eram de 3ª classe passaram a ser de 2ª classe, enquanto as delegacias de 2ª classe subiram para 1ª classe, a mais alta da hierarquia. A mudança foi oficializada na última quinta-feira (12), durante a inauguração da DDM de Paulínia, na região de Campinas, no interior paulista. O serviço irá funcionar dentro do Distrito Policial do município, que passou por reformas e foi reinaugurado.
“Com a reclassificação dessas unidades, será possível realizar a contratação de mais funcionários, incluindo delegadas de classe especial, que podem acolher as vítimas de violência com toda a atenção e privacidade necessárias”, afirmou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O decreto nº 69.624 tem efeitos administrativos e concede maior poder para as unidades que prestam serviço em defesa das mulheres vítimas de violência. A reclassificação tem o objetivo de melhorar a estrutura e o efetivo das unidades, beneficiando as vítimas de violência doméstica. Outro benefício é a possibilidade de aumentar o número de profissionais e a obtenção de recursos para o combate à violência doméstica ou familiar no estado.
“Essa era uma demanda antiga das Delegacias de Defesa da Mulher e, desde o início da gestão, passamos a discutir essa mudança para fortalecer as unidades, seja com mais policiais ou recursos, aumentando a proteção das vítimas de violência em todo o território paulista”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
A mudança organizacional também permite que as delegadas sejam comissionadas caso estejam em um nível abaixo da delegacia em que atua, passando para o mesmo nível de atuação da unidade. “Essa reclassificação visa o melhor aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido porque dá maior importância para a delegacia”, explica a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do estado.
DDMs de 1ª classe
A reclassificação das unidades obedece alguns critérios estabelecidos como a densidade demográfica e a demanda de atendimento policial naquela região.
Assim, na capital paulista, a 3ª e a 9ª DDM, que pertencem a 3ª seccional (Oeste), e a 5ª DDM da seccional correspondente, agora são de 1ª classe.
Na Grande São Paulo, também viraram 1ª classe as delegacias da mulher de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Santana do Parnaíba, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Osasco, Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e Embu das Artes.
Já no interior paulista, delegacias das seccionais de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Santos, Sorocaba, Piracicaba e Araçatuba também alcançaram a classificação mais alta.
SP POR TODAS
O SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem soluções como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br. Por Agência SP.
O Centro Cultural “Roberto Palmari”, localizado na Rua 2, 2880, na Vila Operária, recebe hoje, a partir das 20h, sem cobrança de ingresso, o espetáculo “Coração Sertanejo”. O evento comemora os 23 anos do Coral da Guarda Mirim de Rio Claro e será apresentado com um repertório especial sertanejo de modas, músicas raiz, juntamente com a presença dos músicos Rodrigo Sperandio na viola e violão, Marcelo Spaghese na bateria, Rodrigo Soares na sanfona e Alexandre Santos no baixo, na direção e regência da professora de canto e maestrina Graziele Tinós.
O Coral da Guarda Mirim de Rio Claro foi fundado no ano de 2002 pela maestrina Graziele Tinós, com incentivo, apoio e coordenação da Diretoria da Guarda Mirim. O Coral é formado por adolescentes, menores aprendizes da própria instituição e ex-guardinhas. No grupo são trabalhadas técnica vocal, interpretação cênica e repertório. O Coral tem em seu currículo, Encontro de Corais de Rio Claro e região, Concertos do Avento, participou como coral convidado, da ópera O Elixir do amor, Cavalleria Rusticana, juntamente com Cia de ópera de São Paulo, participou com o Coral Lírico “O Mensageriro” da Missa em sol de Schubert e também repertório de Música Sacra. De forma independente apresentou o Musical “O Fantasma da Ópera” nos anos de 2012 e 2013. Em 2015, participou do Mapa Cultural Paulista, onde foi premiado com o título de destaque vocal. Apresentou de forma independente o Musical “Grease” em 2017, No ano de 2018 fez um Tributo a Tim Maia em 2022 fez um Espetáculo “O Nordeste é aqui”, em 2023 fez a apresentação de “Sucessos da Disney” e em 2024 “Canções Brasileiras MPB, tradicionalmente faz apresentação de músicas natalinas.
As seis dezenas do concurso 2.876 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 100 milhões.
Um homem foi preso em flagrante na noite de ontem (13), no bairro Mãe Preta, em Rio Claro, após disparar uma arma de fogo contra uma adega. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu um revólver calibre .38 com a numeração raspada, além de munições.
De acordo com os policiais, o suspeito ameaçou moradores da rua antes de efetuar o disparo. A denúncia partiu de um funcionário do estabelecimento, que apresentou imagens das câmeras de segurança confirmando o crime.
Na residência do autor, ele inicialmente negou possuir a arma, mas, após conversa com familiares, entregou voluntariamente o revólver, municiado com quatro projéteis intactos e um deflagrado. A perícia recolheu ainda cinco munições no local.
O suspeito preferiu permanecer em silêncio sobre o disparo e afirmou que herdou a arma do bisavô. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e disparo em via pública, permanecendo à disposição da Justiça.
Neste sábado (14,) em Rio Claro, sol entre muitas nuvens durante a tarde. À noite, o céu segue com intensa nebulosidade, mas sem previsão de chuva. A temperatura mínima registrada foi de 9 °C, e a máxima deve alcançar os 23 °C. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 90%.
No domingo (15), o sol aparece entre muitas nuvens ao longo do dia, com períodos de céu nublado. À noite, a nebulosidade persiste, ainda sem chuvas. A mínima sobe para 13 °C, e a máxima chega aos 24 °C, com umidade entre 48% e 79%. As informações são do portal Climatempo.
O vereador Rafael Andreeta (Republicanos) protocolou nessa sexta-feira (13), na Câmara Municipal, um pedido de abertura de Comissão Processante (CP) para cassar o mandato do vereador suspenso Dalberto Christofoletti (PSD), preso desde o último dia 23 de maio pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) por suspeita de corrupção na Secretaria Municipal de Cultura. O recebimento da denúncia deverá ser oficializado na sessão da segunda-feira (16) e os vereadores deverão votar se instauram ou não a investigação.
De acordo com o documento apresentado por Rafael, a prisão preventiva de Dalberto foi decretada diante do descumprimento de medidas cautelares judiciais impostas ao parlamentar em fevereiro de 2025, que proibiam seu acesso e influência em determinadas áreas da administração pública, especialmente na Secretaria Municipal de Cultura – onde é acusado de ter desviado R$ 814 mil dos cofres públicos entre 2022 e 2024.
“Embora os fatos antecedentes à posse do parlamentar como vereador estejam sendo apurados exclusivamente pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, o comportamento do vereador no exercício do mandato revela evidente afronta à ordem legal e à autoridade judicial, dado que continuou exercendo influência indevida na Secretaria de Cultura, contrariando determinações judiciais, o que culminou em sua prisão preventiva”, alega Rafael.
Segundo o parlamentar, diante da situação, a conduta reiterada de descumprimento das ordens judiciais impõe-se como quebra do decoro parlamentar por parte de Dalberto, “incompatível com a dignidade da Câmara Municipal e a moralidade administrativa”, acrescenta.
Rafael ressalta, no entanto, que é importante reiterar que a Câmara não possui competência para investigar fatos ocorridos anteriormente à posse do vereador. “Estes atos já estão sob responsabilidade do Ministério Público e do Poder Judiciário. O foco da Comissão deve ser a quebra do decoro parlamentar relacionada ao exercício do mandato”, completa.
SUSPENSÃO
Vale lembrar que após a prisão de Dalberto, seu mandato foi suspenso pela Câmara Municipal. Para seu lugar, foi chamado o suplente do PSD, Eric Tatu. O PSD é o partido do prefeito Gustavo Perissinotto e conta com a maior bancada de vereadores da atual legislatura na Casa de Leis, num total de seis vereadores. Além de Tatu, também Elias Custódio (líder do partido), Serginho Carnevale (líder do governo), José Pereira (presidente da Câmara), Diego Gonzales e Fernando do Nordeste.
Equipamento reduz custo de energia na operação de fornecimento de água, melhora a vazão e pressão e evita desperdício de água
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro segue realizando melhorias no fornecimento de água da cidade.
Desta vez, fez a instalação de inversor de frequência para bombas na Estação de Tratamento de Água “José Maria Pedroso” (ETA 1), responsável pelo abastecimento de 40% da cidade. Na ETA 2 “José Crespo”, que abastece os outros 60%, o inversor de frequência já vem sendo utilizado.
De acordo com o departamento técnico do Daae, o novo equipamento já apresentou melhorias na pressão de saída de água tratada da ETA 1 para os bairros abastecidos, nas regiões Norte, Sul e Central, além dos distritos de Batovi e Assistência, reduzindo variações de pressão.
“A principal função de um inversor é variar a velocidade do motor, com a intenção de manter a vazão máxima, causando menos impacto no sistema e deixando a operação mais suave, gastando bem menos energia”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.
A instalação deste inversor de frequência na ETA 1 foi feita através de contrapartida de novo empreendimento que está sendo construído na cidade, sem custos para o Daae.
Além da redução do consumo de energia, o uso de inversor de frequência permite programação de velocidade do motor da bomba para evitar freios mecânicos, aumentando a vida útil do equipamento.
Também oferece maior durabilidade das engrenagens; aumento da vida útil da rede hidráulica, além de proporcionar melhora na vazão e pressão, com distribuição mais uniforme e precisa, evitando desperdício de água, fazendo parte também do plano de redução de perdas do Daae.
Em fevereiro deste ano, a autarquia fez a instalação de outro inversor de frequência em bomba de abastecimento do distrito de Ajapi, que fica na ETA 2.