Mês é voltado para a conscientização sobre a importância de doar sangue e salvar vidas
Em 14 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde para agradecer aos doadores do mundo todo e incentivar a doação. Em todo o mundo, o mês de junho, chamado de Junho Vermelho, é voltado para a conscientização do ato.
Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2023 foram coletadas 2.452.425 bolsas de sangue, o que representou um aumento de 112.377 em comparação com 2022, quando foram coletadas 2.340.048. Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes.
Em Rio Claro, o Banco de Sangue da Santa Casa trabalha arduamente para captar novos doadores e conscientizar a população sobre a importância do ato.

Adriano Aparecido da Silva tem 39 anos, é pedreiro e doou sangue pela primeira vez. Ele conversou com a reportagem do JC e falou que faz parte de um grupo da igreja que frequenta e que incentiva a doação.
“É a primeira vez que estou doando. Acho muito importante podermos ajudar as pessoas. Faço parte deste grupo da Igreja Universal, o EVG, e eles incentivam o que estou fazendo. Minha dica para quem nunca veio é que pode vir sem medo. Fui muito bem recebido em todas as etapas, por profissionais educados, que explicam tudo. Estou muito feliz em poder ajudar”, relata.

Antônio de Moraes tem 34 anos, é funcionário público e um veterano na doação de sangue. Doa há oito anos e começou acreditando que ajudaria a superar o temor que sempre teve de agulha.
“Comecei a vir, pois acreditava que meu medo de agulha poderia melhorar. Comecei a pegar gosto pelo ato e venho de três a quatro vezes ao ano doar. Falar da importância é fundamental, e todos nós sabemos: é um pequeno ato que ajuda muita gente. Perco uma hora, quarenta minutos do meu dia a cada três meses e posso ajudar até quatro pessoas. E meu trauma melhorou”, fala.

Aos 46 anos, Silvio Luiz de Carvalho Martinez também é um veterano da causa. Há 12 anos doa sangue na cidade de Rio Claro, desde que passou a morar na cidade. Antes, doava em Bauru, onde residia.
“A empresa em que eu trabalhava, lá em Bauru, incentivava a doação, e ganhei o hábito por lá. Quando me mudei para Rio Claro, conheci o projeto da Gaviões e comecei a vir com eles e a participar das campanhas. Costumo vir de duas a três vezes por ano”, explica.

Atuante na área da saúde, a técnica de enfermagem Natali Carolini Miguel da Silva, de 31 anos, sabe da importância da doação de sangue e comenta que a realiza há alguns anos.
“É um ato de ajuda ao próximo. Atuo na Santa Casa e vejo a necessidade desse trabalho. Atuei no Dengário também, e vimos a importância da doação de sangue no tratamento dos pacientes. É fundamental que toda a comunidade tenha consciência”, fala.
Sabrina Furlan é biomédica responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro e convida a população a participar das campanhas e a entender o trabalho realizado pelos profissionais da unidade.
“As doações acontecem aqui às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 às 11 horas. É preciso agendar pelo telefone (19) 3535-7241 ou pelo WhatsApp (19) 99288-9737, para que todos consigam ser atendidos”, afirma a profissional. Mulheres podem doar a cada 90 dias, e homens, a cada 60.
A biomédica comenta que muita gente questiona a necessidade do agendamento, já que o banco está sempre precisando de reposição de sangue, principalmente do tipo O, que é o mais utilizado.
“Existe um prazo de validade: as bolsas vencem em 35 dias. Aqui não acontece de vencer, pois estamos sempre usando. Atendemos outras unidades e algumas cidades da região também, mas precisamos ter esse controle para poder nos programar e nosso estoque não zerar. Em casos de baixa muito grande, como tivemos recentemente, buscamos nossos doadores ativos em nosso cadastro”, explica.
O Banco de Sangue da Santa Casa orienta todos os doadores, e qualquer dúvida pode ser sanada com os profissionais do local.

O QUE É PRECISO PARA SER DOADOR DE SANGUE?
– Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Não estar em jejum (apenas evitar alimentos gordurosos);
– Estar descansado e em boas condições de saúde;
– Não fumar no mínimo duas horas antes e uma hora após a doação;
– Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.
NÃO DOE SANGUE SE VOCÊ:
– Estiver gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso;
– For alcoolista crônico ou tiver ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
– Estiver grávida ou amamentando;
– Tiver sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis;
– Tiver realizado cirurgia ou endoscopia/colonoscopia há menos de seis meses;
– Tiver feito piercing, maquiagem definitiva ou tatuagem há menos de 12 meses;
– For portador de doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, malária, doença de Chagas, hepatites B e C, HIV, HTLV) ou tiver contraído hepatite A após os 11 anos de idade.
IMPORTANTE
É obrigatória a apresentação de documento com fotografia, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG, e o endereço completo, inclusive o CEP.
O Banco de Sangue da Santa Casa fica na Rua 2, 297, no Centro de Rio Claro.