Jovem de 23 anos que estava desaparecida dá notícias

Heloísa de Carvalho Lanes, de 23 anos, saiu de casa para entrevistas de emprego e não retornou; família confirmou localização após dias de buscas

A jovem Heloísa de Carvalho Lanes, de 23 anos, moradora do bairro Santa Elisa, em Rio Claro, que estava desaparecida desde a última quarta-feira (18), foi localizada, segundo informações confirmadas por sua mãe, Vanessa Regina de Carvalho. Ainda não existem mais relatos sobre o caso.

ENTENDA O CASO

A família procurou a reportagem na semana passada e relatou a preocupação com a falta de notícias. “Estamos desesperados. Já fomos em hospitais, IML, casa de conhecidos, não sabemos mais onde procurar”, disse Vanessa Regina de Carvalho que é mãe de Heloísa.

Segundo familiares Heloísa saiu de casa dizendo que faria entrevistas de emprego. Para a mãe citou algumas empresas que iria. Já para o marido, disse o nome de outras. A jovem estava sozinha na residência onde mora com o esposo quando saiu e foi notado que ela levou uma mochila e algumas peças de roupas.

VÍDEO: Festa Julina da Paróquia Aparecida celebra tradição, sabores e união familiar

Na manhã desta segunda-feira (23), o padre Gutemberg, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, participou do Jornal da Manhã da Jovem Pan News. Com leveza e entusiasmo, falou sobre os preparativos da tradicional Festa Julina, o novo espaço pensado para receber melhor as famílias, e o clima de fé, alegria e reencontro que marca cada edição da festa. Também destacou o envolvimento da comunidade e convidou todos a participarem dos próximos dias de celebração.

POLÍCIA: casos graves de agressão a mulheres são registrados em Cordeirópolis e Brotas

Em casos distintos registrados nesse fim de semana, a violência contra a mulher voltou a ser notícia em cidades da região. Em Cordeirópolis, um homem de 37 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal na manhã de sábado, suspeito de manter a ex-esposa em cárcere privado e de estuprá-la após um encontro na noite anterior. A vítima, de 31 anos, relatou que, após uma confraternização na sexta-feira, o ex-companheiro a acompanhou até sua casa e permaneceu no local contra sua vontade, trancando as portas e forçando relações sexuais. Apenas ao amanhecer ela conseguiu pegar as chaves, fugir e procurar ajuda na base da Guarda Civil. O suspeito foi localizado nas proximidades e recebeu voz de prisão. Ambos foram levados à Delegacia Seccional de Limeira para exames e depoimentos. Apesar das acusações, o homem negou os fatos e foi liberado após ser ouvido. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso e reunir novas provas.

Já em Brotas, na tarde do mesmo sábado, a Polícia Militar prendeu um homem de 25 anos em flagrante após invadir uma pousada no bairro do Patrimônio e agredir a ex-companheira. A mulher sofreu ferimentos na cabeça e no braço e foi atendida no hospital, onde recebeu quatro pontos na cabeça. Segundo o boletim de ocorrência, moradores acionaram a polícia após ouvirem a agressão e informarem as características do agressor. Durante o deslocamento, os policiais encontraram o suspeito, que admitiu ter discutido com a ex-companheira. A vítima relatou que ele a atingiu com um objeto de acrílico e que já havia sido agredida no dia anterior. O homem teve a prisão em flagrante confirmada e foi encaminhado ao setor carcerário de Rio Claro, permanecendo à disposição da Justiça.

Segunda começa nublada e com chance de chuva em Rio Claro; frio intenso deve atingir o estado

A previsão do tempo para esta segunda-feira (23), em Rio Claro, indica sol com muitas nuvens pela manhã, passando a céu nublado ao longo do dia, com possibilidade de chuva. A precipitação pode atingir 6,6 milímetros, com 90% de probabilidade, e o tempo deve permanecer encoberto.

A temperatura mínima registrada foi de 17 °C, com máxima prevista de até 26 °C. A umidade relativa do ar deve variar entre 41% e 91%. A partir de amanhã (24), a tendência é de queda acentuada nas temperaturas em boa parte do estado, com mínimas entre 2 °C e 5 °C. As informações são do portal Climatempo.

Custo por vereador em Rio Claro sobe 13,25% em quatro anos, aponta TCE

Levantamento atualizado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) revela que o custo de cada vereador de Rio Claro para o cidadão em 2024 foi de R$ 161,42. O valor considera o total gasto pela Câmara Municipal no ano passado, que foi de R$ 33,7 milhões, dividido pela população estimada do município.

Em comparação aos anos anteriores, o dado mostra uma trajetória de aumento progressivo no custo por habitante ao longo do atual mandato legislativo. Em 2021, esse custo era de R$ 142,52. Já em 2022, subiu para R$ 146,97, e em 2023, foi de R$ 162,20 — o maior valor até então. Em 2024, houve uma leve queda em relação ao ano anterior, mas ainda assim o custo se mantém superior ao dos anos anteriores.

Com base nos números do TCE, o aumento acumulado entre 2021 e 2024 foi de 13,25%. A conta considera a diferença entre os R$ 161,42 atuais e os R$ 142,52 de três anos atrás.

A variação representa o crescimento das despesas legislativas ao longo do período, ainda que o número de vereadores permaneça o mesmo: 19 parlamentares. Os valores incluem salários, encargos, estrutura administrativa e outros custos operacionais da Casa de Leis.

O levantamento foi apurado pela @faroljc junto ao portal de transparência do TCE, que atualiza periodicamente os dados de execução orçamentária dos órgãos públicos municipais de São Paulo.

Um ponto de destaque positivo no período do mandato anterior é que as contas da gestão do presidente José Pereira (PSD) à frente da Câmara Municipal foram aprovadas pelo Tribunal nos anos de 2021 e 2022. As contas de 2023 e 2024 ainda não foram julgadas.

Após mudança, Orquestra anuncia Sandra Sá no concerto de aniversário de Rio Claro

Uma alteração na agenda de eventos da Orquestra Filarmônica traz de volta à Rio Claro, a cantora soul mais famosa do país, Sandra Sá. A data e horário do concerto gratuito estão mantidos para o dia 24 de junho, a partir das 20h30, nas dependências do Lago Azul, durante o Festival Rango & Rock.

“Tradicionalmente trazemos um artista renomado para comemorar conosco essa data especial e desta vez não seria diferente. Embora estivéssemos alinhados com a banda Biquini, houve uma alteração alheia à nossa vontade, e estamos honrados que a Sandra Sá tenha aceitado nosso convite para celebrar o aniversário da nossa cidade com um grandioso concerto para toda a população”, diz William Nagib Filho, presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

Com sua voz grave e potente, a carioca Sandra Sá é uma das artistas mais completas do Brasil. Apesar de nascer no subúrbio ferroviário de Pilares, berço do samba, teve forte influência soul e black music, tornando-se uma referência mundial. A última vez que esteve em Rio Claro foi em 2023.

Antes de Sandra Sá subir ao palco, a Orquestra Filarmônica de Rio Claro fará um concerto especial com o grupo “Mulheres que Cantam e Encantam – A história do rock nacional”, a partir das 18h30. Os arranjos das duas apresentações são do maestro Luciano Filho, com regência do maestro Carlos Lima. “Vamos novamente misturar o rock in roll com os instrumentos clássicos, numa noite que promete ser inesquecível”, diz Nagib.

Junho Violeta reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Segundo dados do Disque 100, mais de 72.246 mil denúncias de violência contra pessoas idosas foram registradas apenas no 1º semestre de 2025 em todo o Estado de São Paulo

O mês de junho é marcado por uma importante mobilização social: o Junho Violeta, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

“A violência contra a pessoa idosa tem várias modalidades. A mais visível é a violência física que engloba desde tapas, empurrões e beliscões até o uso de objetos como cinto, madeira, etc. Em alguns casos, precisa de atendimento no serviço de urgência e pode levar a internações. Nos casos mais graves, a agressão chega a ser feita com arma branca ou arma de fogo, podendo levar à morte. Outra forma de violência é o abandono, que se caracteriza pelo fato de deixar o idoso isolado em sua casa ou em um cômodo da casa, muitas vezes um quarto dos fundos. Também pode ser considerado abandono o fato de deixar o idoso sem visita em uma instituição de longa permanência ou abrigo. A negligência é uma forma mais sutil de abandono e pode ser exemplificada por omissões em relação às necessidades do idoso, como deixar de oferecer água, alimentos, atenção, carinho ou respeito. Ou seja, negar à pessoa idosa qualquer coisa que ela espera receber da família ou dos profissionais responsáveis pelo cuidado.”, explica o professor José Luiz Riani Costa.

Dados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos apontam que de 2018 a 2022, foram notificadas 121 mil situações de violência cometidas contra pessoas idosas no Ministério da Saúde. As estatísticas também revelam um perfil preocupante das vítimas e agressores. A maioria das vítimas de violência contra idosos são mulheres (58,6%), com filhos e filhas sendo os principais agressores (29,5%).

O local mais comum das agressões é a própria residência da vítima (71,5%), e grande parte dos casos é recorrente (35,8%). Em termos étnicos, quase metade das vítimas são pessoas pretas e pardas (47,8%). Já dados mais recentes, do disque 100, apontam que mais de 72.246 mil denúncias de violência contra pessoas idosas foram registradas apenas no 1º semestre de 2025 em todo o estado de São Paulo.

“Neste contexto temos ainda a violência psicológica que corresponde a toda forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, que provoca tristeza, isolamento, solidão ou sofrimento mental. Às vezes, são usadas expressões agressivas ou que fazem o idoso se sentir mal, como “você já não serve para nada” ou “você só dá trabalho”. Posso citar ainda a violência medicamentosa que pode ser a recusa a fornecer medicamentos necessários ou reduzir a dose indicada, ou ainda utilizar medicamentos em dose maior que a prescrita, com a finalidade de deixar o idoso dopado. Casos frequentes também são da violência financeira ou abuso financeiro e se caracteriza pela tomada dos recursos financeiros do idoso, como pegar o seu cartão de benefício ou de aposentadoria e a senha, gastando os recursos ao bel-prazer. Outras vezes, o abuso financeiro está associado à chantagem para que o idoso contraia crédito consignado, comprometendo fortemente sua renda”, complementa Riani.

Para notificar casos de violência contra a pessoa idosa, pode ser no Disque 100, no Conselho Municipal do Idoso (Rua 8, nº 3131, Alto do Santana – 3533-2507) e no Ministério Público.

Itens da festa junina têm diferença de preços de até 294%, aponta Procon-SP

Com o objetivo de comparar preços de produtos típicos das festas juninas, o Procon-SP realizou uma pesquisa com 66 itens comumente adquiridos pelos consumidores nesse período. Os resultados revelaram variações significativas nos valores praticados por estabelecimentos comerciais das cinco regiões da cidade de São Paulo, chegando a uma diferença de até 293,91%.

A maior disparidade foi observada no quilo da batata-doce branca, que variou entre R$ 2,79 e R$ 10,99. Entre os itens embalados, o milho para pipoca (de panela) Premium da marca Yoki, com 400g, apresentou a maior diferença, oscilando entre R$ 3,99 e R$ 9,49, uma variação de 137,84%.

O levantamento foi feito nos dias 5 e 6 de junho em dez estabelecimentos e contemplou 21 tipos de produtos, incluindo amendoim cru, canela em casca, canjica, cravo, doces, fubá, flocão, milho para pipoca, bolos, pó de curau de milho, batata-doce, maçã, pinhão, gengibre, além de ingredientes típicos do cachorro-quente, como pão, molho de tomate tradicional, salsicha, ketchup, mostarda tradicional e maionese.

Em âmbito estadual, a pesquisa ocorreu entre 4 e 6 de junho em 68 supermercados de nove municípios, incluindo a capital. Os itens avaliados foram os mesmos da pesquisa municipal e a coleta foi realizada apenas entre produtos disponíveis em pelo menos três dos estabelecimentos visitados. A iniciativa visa oferecer uma referência de preços aos consumidores e reforçar a importância da pesquisa para o planejamento financeiro das famílias.

No interior e litoral, a maior variação foi registrada em Ribeirão Preto: o quilo da batata-doce roxa foi encontrado com preços entre R$ 1,75 e R$ 7,99, diferença de 356,57%. A pesquisa também apontou o preço médio de sete itens comuns a todos os municípios: São José dos Campos apresentou os menores valores médios, R$ 49,27, enquanto Campinas registrou os maiores, R$ 59,04.

Para o consumidor, a recomendação é redobrar a atenção. Produtos embalados devem exibir data de validade, nome, endereço e CNPJ do fabricante, além do selo LUPA, que informa sobre altos teores de açúcar, gorduras saturadas e sódio. Itens preparados e embalados no próprio estabelecimento, como doces, tortas e bolos, precisam conter data de validade, peso, ingredientes e indicar a presença de glúten e alergênicos. No caso de alimentos vendidos a granel, é importante observar o peso, a qualidade e a aparência (como sinais de sujidade ou umidade).

Em quermesses, além de checar a higiene e a refrigeração dos alimentos, o consumidor deve estar atento ao uso de cartões de consumação, os chamados cashless, que funcionam como cartões pré-pagos. Nesses casos, os organizadores devem informar de forma clara as regras de uso e reembolso. E é importante lembrar: o pagamento em dinheiro não pode ser recusado. Agência SP.

POLÍCIA: casal é preso por agressão mútua diante de sete filhos em Rio Claro

Um casal foi detido em flagrante por agressão mútua no início da madrugada deste sábado (21), no bairro Santa Eliza, em Rio Claro. A briga ocorreu na presença dos filhos; ao todo, o casal vive com sete crianças, sendo duas filhas em comum e cinco de relacionamentos anteriores.

Segundo a Polícia Militar, o homem havia acabado de chegar do trabalho, onde atua como cabeleireiro, quando encontrou a companheira em visível estado de embriaguez. A discussão teve início após ela insistir em sair de casa, apesar do estado alterado. O conflito evoluiu para agressões físicas entre os dois.

A mulher relatou dores em várias partes do corpo, incluindo pés e lábios, e foi encaminhada para atendimento médico. Na delegacia, confirmou ter sido agredida e manifestou intenção de solicitar medida protetiva.

O auto de prisão em flagrante foi formalizado, e o caso registrado como violência doméstica. O Conselho Tutelar poderá ser acionado para avaliar a situação das crianças. Ambos seguem à disposição da Justiça.

Rio Claro terá sol entre nuvens no fim de semana; inverno começa seco no sudeste

O sábado (21) em Rio Claro será de sol entre muitas nuvens, com períodos de céu nublado ao longo do dia. À noite, a nebulosidade se intensifica, mas não há previsão de chuva. A temperatura mínima registrada foi de 15 °C, em leve elevação, e a máxima prevista é de 27 °C. A umidade relativa do ar varia entre 48% e 83%.

No domingo (22), o cenário se repete, com sol entre nuvens durante o dia e céu nublado em diversos períodos, inclusive à noite, ainda sem indicativo de precipitações. As temperaturas seguem estáveis, com mínima de 15 °C e máxima de 26 °C. A umidade oscila entre 43% e 91%. As informações são do portal Climatempo.

O inverno no Hemisfério Sul começou às 23h42 dessa sexta-feira (20) e segue até 22 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada por menor volume de chuvas no sudeste, centro-oeste e parte das regiões norte e nordeste, além de menor incidência de radiação solar e avanço de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam queda nas temperaturas, com médias abaixo dos 22 °C no leste das regiões sul e sudeste.

Ainda conforme o Inmet, as baixas temperaturas podem provocar geadas no sul, sudeste e em Mato Grosso do Sul; queda de neve nas serras e planaltos da região sul; e episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. As manhãs de inverno também favorecem a formação de nevoeiros e névoa úmida no sul, sudeste e centro-oeste, reduzindo a visibilidade em estradas, áreas serranas e aeroportos. A previsão para o sudeste aponta chuvas abaixo da média, com possíveis precipitações no litoral devido à passagem de frentes frias. As temperaturas devem permanecer acima da média na maior parte da região, embora não se descarte a possibilidade de quedas acentuadas em alguns dias, com geadas isoladas em áreas de maior altitude.

Após denúncia de vigilante, cemitério terá sacos corretos para exumação

A Prefeitura de Rio Claro publicou um edital de licitação para a compra de materiais diversos para uso no complexo funerário municipal após denúncia revelada pelo Jornal Cidade de uso inadequado de sacos de lixo comuns para a exumação de ossos no Cemitério Municipal “São João Batista”.

Um vigilante que trabalhava no local denunciou o caso no mês passado, conforme noticiado pelo JC, após observar a “manobra” durante o serviço. A população paga para o município para que a exumação ocorra e, mesmo assim, sacos inadequados estavam sendo utilizados.

Para a nova aquisição, a municipalidade está licitando 2.500 sacos de poliestireno com fechamento inviolável duplo (zíper). Na justificativa, a Secretaria Municipal de Administração afirma que a necessidade da aquisição dos sacos de ossos para a coleta dos restos mortais durante o processo de exumação é um procedimento realizado visto que há a crescente necessidade de espaço nas covas. “Os ossos são armazenados no saco para exumação (por isso a importância de ser inviolável) e conter a placa de identificação”, alega.

No final do mês de maio, porém, a Prefeitura evitou reconhecer publicamente ao JC o erro do uso de saco de lixo comum. Em nota, afirmou que o saco apropriado é obrigatório e que, em caso de irregularidades, a reclamação deveria ser formalizada para que as providências necessárias fossem tomadas.

Após a repercussão da reportagem da denúncia, a nível regional, a Prefeitura reconheceu a irregularidade cometida pelo complexo funerário e disse que por poucos dias foram utilizados sacos comuns e que as ossadas foram transferidas para sacos apropriados.

Além dos sacos para exumação, o município também incluiu no pacote orçado em quase R$ 400 mil a aquisição de 6 mil velas, 2 mil véus simples, 300 sacos para remoção de cadáveres, 2 mil mantos em cetim, 300 mantos protetores impermeáveis extra grandes, 1.400 mantos protetores impermeáveis grandes e 300 mantos protetores impermeáveis pequenos. Os quantitativos estimados foram baseados em uma média utilizada destes itens, informados pelo Complexo Funerário Municipal. O pregão da licitação está previso para o dia 7 de julho.

Analândia celebra 128 anos de história

Para comemorar, a comunidade realiza festas tradicionais e atrações especiais que celebram suas raízes e o espírito local

No coração do centro-leste paulista, a charmosa cidade de Analândia prepara-se para celebrar seus 128 anos de emancipação com uma programação repleta de eventos culturais, esportivos e gastronômicos. Conhecida por suas belezas naturais, como o icônico Pico do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo, a cidade atrai visitantes que buscam trilhas, escaladas, cachoeiras e momentos de contemplação em meio à natureza exuberante. Além das paisagens deslumbrantes, Analândia preserva sua história na antiga Estação Ferroviária “Annápolis” e celebra sua fé na Igreja Matriz de Sant’Ana, além de promover festas tradicionais como o Boi no Rolete e a Romaria dos Cavaleiros, que emocionam moradores e turistas.

A comemoração principal acontece neste sábado, dia 21 de junho, com uma programação especial que inclui um espetáculo aéreo da Esquadrilha da Fumaça às 16h no campinho ao lado do Ginásio das Casinhas — uma homenagem emocionante ao aniversário da cidade. A festa também conta com a tradicional Festa do Carneiro, que será realizada tanto presencialmente quanto itinerante até domingo, 22 de junho, oferecendo pratos típicos nos bares e restaurantes locais.

A tão esperada Festa do Carneiro deste ano oferece um cardápio variado para encantar até o público mais exigente: croquete de carneiros empanados na farinha panko, acompanhado de geleia; escondidinho de pernil de carneiro desfiado com cabochá e coberto com queijo meia cura gratinado; pedaços nobres de pernil de carneiro, acompanhados de molho de alho e pão; ensopado de carneiro com legumes, arroz branco, mix de brócolis e salada; suculentas tiras de carneiro com batata frita; espetinho de carneiro acompanhado de mandioca, farofa e creme de alho; carneiro burger, servido com queijo prato, molho de hortelã, rúcula, tomate seco e cebola caramelizada; por fim, pastel de carneiro recheado com lombo do carneiro moído e ervas sírias, acompanhado de diversos molhos.

Para 2025, Analândia também promete uma agenda cultural diversificada: em julho, no dia 12, Festival de Inverno no PalCoreto na praça central; e em agosto, de 22 a 24, a primeira edição da Feira da Cachaça. Um evento inédito, pensado para valorizar a cachaça paulista, com palestras, workshops, degustações e programação musical. São eventos que reforçam a riqueza cultural e a hospitalidade acolhedora dessa encantadora cidade paulista. Parabéns, Analândia!