“Suprema humilhação”, diz Bolsonaro sobre tornozeleira eletrônica

Em entrevista após a instalação de uma tornozeleira eletrônica, na Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse que as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele são uma “suprema humilhação”. 

Bolsonaro desceu do carro para falar com jornalistas ao deixar o local, após ter o equipamento colocado. Ele afirmou que nunca pensou em sair do país ou se asilar em alguma embaixada de Brasília, acrescentando ainda que “sair do país é a coisa mais fácil que tem”. 

Ao impor as medidas, o ministro Alexandre de Moraes deu como uma das justificativas o risco de fuga do ex-presidente, que teve seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024, em razão do avanço da ação penal sobre uma tentativa de golpe de Estado que teria sido liderada por ele. 

“A suspeita [de fuga] é um exagero”, afirmou Bolsonaro. “O inquérito do golpe é um inquérito político, nada de concreto existe ali”, acrescentou.

“O julgamento espero que seja técnico e não político, no mais nunca pensei em sair do Brasil , nunca pensei em ir para embaixada.” 

Questionado sobre os motivos para a imposição de medidas cautelares contra ele, Bolsonaro respondeu que “no meu entender o objetivo é a suprema humilhação”. 

Sobre a apreensão de US$ 14 mil e R$ 8 mil em espécie na sua casa, no bairro do Jardim Botânico, em Brasília, Bolsonaro disse que sempre guardou dólar em casa, e que pode comprovar a origem de todo o dinheiro.

Ele não respondeu a respeito de um pen drive apreendido em um banheiro de sua casa: “Não tenho conhecimento.” 

Pelas medidas impostas por Moraes, além da tornozeleira eletrônica, Bolsonaro está proibido de deixar a comarca do Distrito Federal, deve ficar em recolhimento domiciliar entre as 19h e as 6h, e integralmente nos finais de semana. Ele também não pode acessar as redes sociais ou se comunicar com seu filho Eduardo ou embaixadores e diplomatas de outros países. 

Saúde em Rio Claro: em média, 100 pacientes faltam por dia a exames

Faltas em consultas e exames nas unidades municipais de saúde causam prejuízo para os cofres públicos. UBS Cervezão e USF Terra Nova lideram taxa de faltosos

O sistema municipal de saúde de Rio Claro registrou 12.089 faltas em atendimentos agendados no primeiro quadrimestre de 2025, conforme dados da Fundação Municipal de Saúde. São praticamente 100 pessoas faltando por dia nas consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF). A UBS Cervezão e a USF Terra Nova lideram com a taxa de absenteísmo (faltosos), segundo levantamento do Jornal Cidade.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram realizados 22.870 agendamentos e registradas 4.784 faltas no período. Na UBS Cervezão faltaram 1.612 pessoas, na UBS Wenzel 1.135, na UBS da Avenida 29 foram 1.133 faltosos e na UBS Vila Cristina o número chegou a 904. O custo total das quatro unidades no período foi de R$ 7,4 milhões, com custo médio por atendimento de R$ 90,86, já que considerando a demanda espontânea o total de pessoas atendidas nos quatro primeiros meses do ano nas quatro UBSs foi de 78.048.

Já nas Unidades de Saúde da Família (USF), as equipes haviam agendado 37.342 pessoas para comparecerem a atendimentos. No entanto, 7.305 pessoas faltaram dos agendamentos médicos realizados. A USF Terra Nova lidera na taxa de faltosos com 1.215 pessoas, seguida pela USF Bonsucesso com 1.211 pessoas que não foram ao exame agendado anteriormente.

Nas USF, as demandas espontâneas também são realizadas. No primeiro quadrimestre deste ano o total de atendimentos realizados nas unidades foi de 119.565, num custo total de R$ 14,5 milhões para os cofres públicos e um custo médio por atendimento de R$ 121,30.

Apesar da alta demanda registrada no primeiro quadrimestre as faltas comprometem o uso dos recursos públicos, além de dificultar o acesso de outros usuários aos serviços do SUS, causando também prejuízo aos cofres da Prefeitura. Em nota ao Jornal Cidade nessa quinta-feira (17), Werner Widmer, presidente em exercício da Fundação de Saúde, informou que cada vez que um paciente falta sem aviso prévio, outras pessoas deixam de ser atendidas.

“Essas vagas não utilizadas nas unidades de saúde acabam sobrecarregando os serviços de urgência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que acabam recebendo demandas que poderiam ser resolvidas nas UBS/USF, gerando filas e atrasos para casos verdadeiramente emergenciais. Precisamos da colaboração de todos, se não puder comparecer, cancele ou remarque com antecedência. Esse cancelamento pode ser feito em contato com a unidade de saúde, ou mesmo, pelo aplicativo CADU. Priorize a utilização das UBS/USF para consultas de rotina, prevenção, deixe as UPAs para situações graves e emergências”, alertou ao JC.

UVA recebe até domingo inscrições para o Concurso de Samba Enredo

A escola de samba UVA recebe até o próximo domingo (20), as inscrições dos compositores interessados em participar do Concurso Chopp Dankel Samba Enredo UVA 2026. Podem participar compositores de todo o Brasil, sem exigência de vínculo com a agremiação. O prêmio para o samba vencedor do Carnaval 2026 será de R$ 2 mil. As inscrições são feitas exclusivamente on line, no link disponível no perfil da UVA no Instagram (@escoladesambauva). São duas etapas, com as inscrições até dia 20 e envio da composição até 03 de agosto.

O concurso que vai escolher o samba-enredo da tricampeã do carnaval de Rio Claro terá apresentações ao vivo no dia 09 de agosto pelas redes sociais, na quadra da escola no dia 17 de agosto, semifinal na quadra da escola no dia 24 de agosto e a final , também na quadra, em 31 de agosto.

Tema

Com o tema “OZ – Na Magia da Vila”, a agremiação promete transportar o público para um universo encantado, onde sonhos e fantasia se misturam ao ritmo do samba. No lançamento do enredo 2026 realizado no último dia 05, a escola realizou uma apresentação de dança coreografada especialmente para a noite, culminando com uma interpretação emocionante da clássica “Somewhere Over the Rainbow”, na voz de Nicole Nagib.

Recital de piano é atração desta sexta-feira no Casarão da Cultura

Recital e palestra são atrações nesta sexta-feira, 18 de julho, no Casarão da Cultura de Rio Claro. O pianista Pedro Paulo Avelino se apresenta a partir das 20 horas, sem cobrança de ingresso. Ele também falará com o público sobre “a nova tecnologia do pensamento empreendedor”. Os convites podem ser adquiridos gratuitamente no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/evento/recital-de-piano/3009907 .

O espetáculo musical tem como tema a evolução musical do maestro José Tescari, músico que viveu em Araraquara entre os anos 20 e 50.

Na primeira parte do evento, Avelino apresentará obras inéditas do mastro. Depois, fará exposição sobre “uma nova maneira de interpretar e de viver”, uma reflexão sobre como nossas experiências influenciam a forma de interpretar e sentir a música.

O Casarão da Cultura fica na Avenida 3, equina com a Rua 7, Centro. O evento tem apoio da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18) dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele foi conduzido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para colocar tornozeleira eletrônica.

Pela decisão, Bolsonaro, além de precisar usar tornozeleira, está proibido de utilizar as redes sociais.

Ele precisará ficar em casa entre as 19h e as 7h, além de estar proibido de se comunicar com outros réus ou com embaixadores e diplomatas de outros países. Além disso, não poderá se ausentar da comarca do DF.

O ex-presidente já teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024.

Defesa

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou ter recebido “com surpresa e indignação” a aplicação de tais medidas cautelares.

“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário. A defesa irá se manifestar oportunamente, após conhecer a decisão judicial”.

Em post publicado nas redes sociais o Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, lamentou a decisão da Justiça que determina o uso da tornozeleira eletrônica.

O PL também divulgou nota e manifestou “estranheza e repúdio” diante da operação da PF. Segundo a nota, assinada pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, Jair Bolsonaro “sempre esteve à disposição das autoridades”.

A deflagração da operação foi informada em uma nota curta pela PF, divulgada nesta sexta-feira (18).

De acordo com a nota, “dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET n.º 14129”.

Vacina contra Covid-19 produzida com a USP encerra mais uma fase

Pesquisadores do Centro de Pesquisas em Biotecnologia CT-Vacinas, em Minas Gerais, finalizaram recentemente os ensaios clínicos de fase 2 de uma vacina contra a Covid-19 com resultados animadores. Testada em 319 voluntários ao longo de 12 meses, o imunizante, desenvolvido em parceria com a USP, se mostrou seguro e eficaz contra diferentes variantes do sars-cov-2. Agora os cientistas aguardam o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a terceira fase de testes em humanos, que será feita em cerca de 5 mil participantes. O objetivo é confirmar as evidências preliminares coletadas nos ensaios anteriores.

A SpiN-Tec, como foi chamada, começou a ser idealizada em 2020, quando a imunologista Julia Teixeira de Castro iniciou o seu doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Inicialmente, Julia trabalhava no desenvolvimento de uma vacina contra a doença de Chagas mas, por conta do aumento de casos de covid-19, seus esforços foram redirecionados. A partir daí, a pesquisadora trabalhou na criação de um imunizante totalmente nacional que oferecesse proteção independentemente do surgimento de novas variantes.

“O que fizemos foi desenhar uma vacina que induz majoritariamente uma imunidade celular, que é uma imunidade capaz de identificar regiões do vírus mesmo após o surgimento de mutações”, explica Julia ao Jornal da USP. No caso, esta vacina de proteína recombinante induz a uma resposta mediada pelos linfócitos T, um tipo de célula de defesa do sistema imunológico que é ativada contra invasores intracelulares, como os vírus.

POLÍCIA: golpes causam prejuízos financeiros a duas moradoras de Rio Claro

Duas moradoras de Rio Claro registraram ocorrências policiais nesta semana após sofrerem prejuízos financeiros provocados por golpes. Os casos, distintos entre si, envolvem o uso indevido de cartão de crédito e o golpe do falso sequestro, ambos sob investigação da Polícia Civil.

No Jardim das Flores, uma mulher perdeu o cartão de crédito e, ao verificar os dados no mesmo dia à noite, constatou diversas compras que não reconhece, totalizando cerca de 600 reais. A empresa responsável orientou o registro da ocorrência, que foi classificada como furto mediante fraude. As transações estão sendo analisadas para tentar identificar o autor do uso indevido.

Já no bairro Vila Nova, entre os dias 15 e 16, outra moradora foi aterrorizada por criminosos que, por telefone, afirmaram manter sequestrados sua filha, genro e neto. Em pânico, a vítima depositou R$ 5 mil em uma agência bancária e, no mesmo dia, entregou R$ 1.850 em espécie a um adolescente que foi até sua residência. Mesmo após os pagamentos, os golpistas continuaram as ameaças e exigiram mais R$ 30 mil, valor que a vítima não conseguiu obter. A ocorrência foi registrada como extorsão.

A polícia orienta que, diante de qualquer suspeita ou ameaça, a população entre em contato imediatamente com os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Rio Claro quer ampliar projetos com a lei Aldir Blanc

Mais de 80 pessoas participaram terça-feira, 15, em Rio Claro, da reunião com representante do Ministério da Cultura que esteve em Rio Claro para falar sobre política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura e de outros assuntos sobre gestão pública de cultura. “Foi um encontro bastante positivo, sinalizando novas possibilidades de projetos culturais para Rio Claro com base na lei Aldir Blanc”, afirma a secretária municipal da Cultura, Nathália Spatti.

No encontro o coordenador-geral de orientação e capacitação a estados, distrito federal e municípios do Ministério da Cultura, Fábio Riani Costa, “Binho”, falou sobre a política nacional de cultura e esclareceu dúvidas aos participantes.

A secretária Nathália Spatti apresentou um resumo do novo trabalho na Secretaria da Cultura e reforçou pedido para que os diversos setores culturais participem da agenda do município. “Contem sempre com nosso apoio”, afirmou.

Da reunião também participaram Igor Augusto Lino dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Cultura, e o vereador Éric Tatu.

Sabadão da Saúde terá mais 150 atendimentos

Mais 150 pessoas estão com procedimentos agendados para o terceiro dia do Sabadão da Saúde, que será no próximo sábado (19). São 50 pacientes com cirurgias dermatológicas marcadas no Hospital Municipal e 100 pacientes que têm consultas e exames oftalmológicos no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead).

A Fundação Municipal de Saúde reforça a importância de as pessoas comparecerem aos atendimentos agendados. As faltas prejudicam o andamento dos trabalhos, já que a pessoa deixa de receber o atendimento de saúde que está precisando e ocupa o horário de alguém que poderia ser atendido.

Ao todo são 236 pessoas beneficiadas até agora pelo programa, que deve totalizar mais de 500 pessoas atendidas. Os atendimentos são nos sábados de julho e os agendamentos já foram feitos.

“Com a ampliação do acesso aos serviços de saúde, reduzimos o tempo de espera e melhoramos a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Gustavo.

Para o Sabadão da Saúde, o município conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Saulo Pedroso, conseguida com a articulação do vereador Diego Gonzalez.

Frente fria e ar seco mantêm temperaturas baixas em Rio Claro nos próximos dias

Nesta sexta-feira (18), a passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo oceano, na altura do estado de São Paulo, provoca aumento da nebulosidade na faixa leste e sul do território paulista, mas sem previsão de chuva. Em Rio Claro e demais áreas do interior, o tempo segue firme, com céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima registrada hoje foi de 9,4°C, e a máxima prevista varia entre 26°C e 28°C, segundo a estação Ceapla-Unesp e a prefeitura.

No sábado (19), com o afastamento da frente fria e a entrada de uma nova massa de ar frio e seco, o tempo permanece estável em Rio Claro. O céu segue com poucas nuvens, sem expectativa de chuva, e as temperaturas continuam baixas, especialmente ao amanhecer.

Entre domingo (20) e terça-feira (22), a massa de ar seco segue predominando, mantendo o tempo firme e sem chuva em todo o estado. Em Rio Claro, o sol aparece entre poucas nuvens. As mínimas devem variar entre 6°C e 8°C, com máximas entre 26°C e 28°C.

Falecimentos: confira a necrologia de 18/07/2025

Osvaldo Degli Esposti, Vardão – 79 anos. Faleceu dia 16, às 10h53, nesta cidade. Deixou viúva Luzia Celia Nodari Degli Esposti, os filhos Cacilda c/c Fabio Miguel, Eliana c/c Edvilson, Fabio c/c Danila, dois netos. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Francisco Bernardes de Almeida, Chico – 86 anos. Faleceu dia 16, às 15h26, nesta cidade. Deixou viúva Maria Augusta Urbini de Almeida, os filhos Agnaldo, Antonia, Carlos Eduardo c/c Joceana, quatro netos, um bisneto. Foi sepultado no Cemitério São João Batista (Funerária João de Campos).

Teresa Aparecida Boveri Queiroz – 56 anos. Faleceu dia 16, nesta cidade. Era casada. Deixou as filhas Nataly e Kaina. Foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Wendrel Alessander de Andrade – 17 anos. Faleceu dia 17, nesta cidade. Era solteiro. Seu sepultamento dar-se-á hoje, dia 18, às 10h30, no Memorial Cidade Jardim.

Menor que fugiu de abordagem da PM e morreu em acidente será sepultado nesta sexta

Será sepultado na manhã desta sexta (18) o corpo do menor de idade que estava dirigindo um veículo e bateu violentamente contra um poste na madrugada de quinta-feira (17). Wendrel Alessander de Andrade tinha 17 anos e estava na direção de um veículo Astra. No automóvel estavam mais dois passageiros: um outro menor também com 17 anos e um adolescente de 18 anos – ambos sobreviveram ao acidente.

Consta no boletim de ocorrência que a Polícia Militar foi acionada para verificar um veículo Astra com três ocupantes que teriam forçado o portão de um imóvel na Avenida Marginal visando uma aparente tentativa de furto. Em patrulhamento uma equipe avistou o veículo com o trio e diante das caraterísticas deu sinal de parada. O condutor não obedeceu e fugiu em alta velocidade. Teve início um acompanhamento mas segundo o registro o Astra tomou uma grande distância da viatura e após realizar uma curva fechada bateu contra um poste na Avenida 7, cruzamento com a Estrada dos Costas.

Quando os PMs se aproximaram da cena notaram que o motorista estava preso nas ferragens e os passageiros feridos, mas conscientes. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram acionados mas o condutor não resistiu. Consta também no boletim que dentro do veículo havia um cheiro forte de maconha e bebida alcoólica. Os sobreviventes disseram que estavam fazendo uso de drogas e bebendo em uma adega.