Na semana passada, a fiscalização de rotina da Vigilância Sanitária fez a apreensão de 76 quilos de carne estragada em um supermercado no Cervezão. Durante a inspeção, constatou-se que a câmara fria havia sido desligada, condenando os produtos.

A Vigilância Sanitária fez auto de infração e solicitou a adequação da câmara fria. As carnes foram inutilizadas. Caso as adequações não sejam feitas no prazo, o estabelecimento pode ser penalizado com multa.

Cuidados na higienização, no preparo e no armazenamento dos alimentos são procedimentos de extrema importância, pois alimentos manipulados e armazenados de forma inadequada podem transmitir doenças.

O Ministério da Saúde faz um alerta ao consumidor. A carne bovina e de porco, quando frescas, são compactas, apresentam gordura branca e firme, cor vermelho-brilhante e cheiro agradável. “Não compre se a carne estiver escura ou esverdeada, o cheiro for desagradável e não houver origem determinada e carimbo de inspeção do Ministério da Agricultura, denominado Serviço de Inspeção Federal”, orienta.

Se a carne já estiver moída, tenha a certeza de que a origem é segura e, também, inspecionada (SIF). Prefira a que já se encontra em embalagem e que contenha data de validade.

Frango e outras aves estão bons quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Verifique o carimbo de inspeção (SIF) e a validade.

Peixe, camarão e mariscos estão frescos quando os olhos são arredondados, a guelra é vermelha, o cheiro é suave, a pele está brilhante e as escamas firmes. “Se você apertar a carne, ela deve voltar à posição rapidamente. O camarão precisa estar com a cabeça presa ao corpo, a carapaça firme, o olho brilhante e o cheiro agradável”, destaca.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.