Um ônibus com 27 rio-clarenses, que estavam na manifestação antidemocrática registrada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no domingo (8), foi abordado e detido pela Polícia Federal Rodoviária nesta segunda-feira (9) por volta das 10h30 na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. A placa do veículo constava na lista de restrições dos ônibus que estiveram na capital brasileira onde os manifestos com ataques e atos de vandalismo ocorreram. Além deles, haviam dois motoristas.

Na abordagem, os munícipes informaram que estavam retornando para Rio Claro após irem a Brasília. O veículo apreendido e as quase 30 pessoas foram encaminhadas detidas para a delegacia da Polícia Federal na cidade. A reportagem do JC conversou com o delegado da Polícia Federal, Dr. Mario Veloso, que confirmou que o ônibus de Rio Claro foi apreendido e que os passageiros rio-clarenses estão prestando depoimento, sendo autuados e foram ser liberados. Os celulares ficaram apreendidos para averiguação, segundo fontes próximas ao grupo de rio-clarenses ouvidas pelo JC.

De acordo com informações, os rio-clarenses estavam no protesto, alguns inclusive estiveram em cima do teto do Congresso Nacional, conforme os próprios divulgaram nas redes sociais. Não se sabe se eles participaram dos atos de vandalismo que deixaram rastro de destruição em diversas salas dos Três Poderes. O ônibus foi abordado após consulta da placa na lista de restrições divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes para os órgãos de segurança.

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato com a empresa de ônibus, aqui no município. Segundo a representante ouvida, a mesma não poderia dar informações sobre o ocorrido, somente com o dono, que não está em Rio Claro. Segundo consta, ele estaria na lista dos rio-clarenses detidos. O movimento Direita Rio Claro publicou nesta tarde, em uma rede social, que os rio-clarenses – o qual chamou de patriotas – prestam depoimento e estão impedidos de utilizarem celulares enquanto não é concluída a autuação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.