Coronel Bellagamba, vice-prefeito de Rio Claro, está assumindo a Prefeitura de Rio Claro

A definição da nova chapa do agora candidato à reeleição Juninho, atual prefeito, traz o nome do Capitão Sossai como candidato a vice-prefeito para a eleição deste ano. A mudança ocorreu após análises internas do grupo do Democratas junto aos demais partidos da coligação. A coluna de política da edição impressa do JC, Farol, apontou recentemente que a opção pela não escolha do atual vice-prefeito Coronel Bellagamba para a continuidade na chapa ocorreu com a falta de diálogo diretamente com o próprio. O que, agora, ele mesmo confirma ao procurar a coluna para anunciar sua saída do partido.

Bellagamba, além de vice-prefeito, é secretário e sempre foi considerado o mais ‘técnico’ de todos, menos ‘político’ que os demais. A pasta da Segurança sempre foi pautada por Juninho. E os dados oficiais da Prefeitura e do Governo de SP confirmam que o trabalho realizado resultou na baixa dos índices criminais em Rio Claro. “Desde o início, o que eu propus foi entregue e feito na gestão. Todas as metas foram alcançadas”, diz. Sua carta de desfiliação já foi entregue à Justiça Eleitoral e ao diretório da sigla.

O vice-prefeito foi eleito pelo PTB, mas quando esse partido deixou a base governista, Bellagamba ficou sem sigla por bastante tempo até se filiar ao Democratas, que agora está deixando. “Houve certa incompatibilidade, que culminou na não possibilidade de ser vice, o que me descredencia para continuar filiado”, afirma. Nos bastidores, sabe-se que ocorreu um isolamento ao Coronel. O prazo a ser cumprido para que pudesse ser candidato a vice novamente não fora informado a ele pelo partido. Segundo Bellagamba, ninguém o procurou, tampouco para tratar do assunto, ou ao menos informá-lo, propriamente, que não seria escolhido.

“Uma falta de comprometimento com a minha pessoa. O idealismo e o contexto me decepcionaram. Há falta de informação, diálogo. Tenho minha conduta, a forma como foi conduzida [a não escolha] me deixou magoado. Sei do meu potencial e meus resultados mostram que valia a pena me manter, consigo ser um bom vice-prefeito”, declara Bellagamba, que não compareceu à convenção do grupo na quinta-feira passada.

Bellagamba reitera à Farol, no entanto, que continuará sendo um ‘soldado’ de Juninho até o final do mandato e que o apoiará na eleição. “Só tenho a agradecer ao prefeito, até dia 31 de dezembro estarei dando o melhor de mim. Juninho me deu todas as ferramentas, não vou abandoná-lo”, comenta. Apesar disso, também afirma que a partir de 1º de janeiro do próximo ano passará a atuar independente na política, à procura de partidos que viabilizem futura candidatura a um cargo eletivo na eleição seguinte. “Vou trabalhar pelo bem do município”, finaliza. Procurado, o Democratas não se posicionou. Confira mais informações na coluna Farol, na edição impressa do JC neste domingo (13).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.