Laura Tesseti

Com o objetivo de reunir de forma multicultural diversas atividades e artistas envolvidos sob o olhar e sentimento em relação ao cotidiano da cidade de Santa Gertrudes, o escritor Wagner Tonin está dando novos ares ao seu trabalho de mais de 17 anos envolvendo poesia. “Comecei a escrever de maneira mais regular há cerca de 17 anos. Algumas de minhas poesias foram publicadas em Antologias do CLIRC (Centro Literário Rio Claro), além de seleção, premiação e participação em concursos literários e no Mapa Cultural Paulista”, conta o jovem.

Tonin conta que desde 2015, ao lado de Letícia Tonon, artista plástica, inscreveu o projeto “Vermelho Poeira” na Lei de Incentivo. “A partir daí entramos em contato com a Cerâmica VILLAGRES, que se tornou nossa parceira e patrocinadora exclusiva do projeto, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, PROAC – ICMS. A Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes autorizou que utilizássemos o novo muro de arrimo que acabou de ser construído e separa a Rodovia Constante Peruchi dos bairros Jequitibás, Jardim Paulista e Jardim Ipês.”

Segundo o artista, o espaço é perfeito para receber o trabalho. “As poesias foram selecionadas especialmente para a alma do local. Tudo nasceu com o propósito de levar poesia e arte para as ruas de Santa Gertrudes. Meu trabalho de poesia está em diálogo com os artistas: Tosko (Fernando Pimentel) e Su Santana, que são artistas urbanos, Larissa Morari é fotógrafa e cinegrafista, Matheus Talani é responsável pela edição do vídeo, Letícia Tonon é artista visual e responsável pela produção do projeto, e o Hueller Figueredo é o diagramador e designer do livro”, explica Wagner Tonin.

O projeto está em andamento. É possível curtir no Facebook a página Vermelho Poeira e ter acesso às informações do trabalho.

Livro

Após os muros e paredes serem pintados, o trabalho que está sendo registrado por Larissa Morari será publicado em um livro com lançamento para fevereiro de 2018.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.