Foto: Divulgação/PMRC

Reclamações quanto ao serviço prestado pela nova concessionária motivam articulação para convocar representantes da empresa para prestar esclarecimentos

A Câmara Municipal articula a convocação dos representantes da empresa Sou Rio Claro, nova concessionária de transporte público coletivo na cidade, para prestar esclarecimentos sobre o serviço que vem sendo realizado desde 30 de dezembro.

O ponto foi levantado mesmo após o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) destacar na semana passada, ao Grupo JC, que a empresa está em fase de adaptação, que se finda após seis meses do início do serviço. No entanto, na sessão da última segunda-feira (18), os vereadores teceram novas críticas à concessionária.

“Eu vejo escrito lá ‘Sou Rio Claro’, mas eu acho que Rio Claro não merece uma empresa dessa de jeito nenhum. Quantos trabalhadores estão perdendo hora de serviço por que a empresa [de ônibus] chega atrasada? Os horários não estão batendo com as escolas. (…) Estou com saudade da Rápido SP”, afirma o vereador Sivaldo Faísca (União Brasil), destacando que um motorista quase sofreu agressão por usuários do transporte por conta dos problemas. Adriano La Torre (PP) destacou que “recebo várias reclamações, fiz requerimento pedindo que fosse melhorado”, disse.

O vereador Hernani Leonhardt (MDB) sugeriu convocar os responsáveis pela empresa para comparecer ao plenário da Casa de Leis e apresentar justificativas para os problemas que vem sendo registrados. Ao longo das últimas semanas, foram várias as reclamações que, inclusive, a reportagem do Jornal Cidade vem publicando diante do apelo da população. “Vamos convocar para vir explicar para os vereadores esse péssimo atendimento à população”, disse o parlamentar.

Julinho Lopes (PP) ressaltou, no entanto, que anteriormente a empresa teria alegado que o período de adaptação seria de 90 dias, não seis meses. “Após dia 1º de abril. Depois não tem desculpas”, disse. O vereador Heitor Alves (Republicanos) também destacou que “há muita gente elogiando, mas há informações que alguns motoristas estariam dizendo aos usuários para irem à Prefeitura pedir a troca da empresa”, denunciou no plenário.

Ainda na sessão, Val Demarchi (União Brasil) alegou que “todos nós temos recebido reclamações da população. Atraso, falta de ônibus… Foi passado numa propaganda enganosa que são ônibus novos, não são, são ônibus de 10 anos de uso. A população não é boba, está em alerta”, afirma. Diante da discussão, ficou definido que a convocação da empresa ocorrerá na primeira semana de abril.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.