Criança toma a vacina contra a gripe em unidade de saúde (foto Agência Brasil)

Saúde

Criança toma a vacina contra a gripe em unidade de saúde (foto Agência Brasil)
Criança toma a vacina contra a gripe em unidade de saúde (foto Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, começa segunda-feira, dia 4 de maio. Em Rio Claro a dose estará disponível em todas as unidades básicas e do Programa de Saúde da Família. O atendimento a população será feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O “Dia D” da campanha de vacinação será no dia 9 de maio.

Na rede pública, a dose estará disponível para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade. Também serão imunizados idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população carcerária, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 11,8 milhões de paulistas. O número corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan.

ACAMADOS

A Vigilância Epidemiológica informa que as pessoas acamadas poderão ser vacinadas em seu domicílio. A vacinação de acamados irá acontecer somente no sábado, dia 9, das 8 às 17 horas. As pessoas nessa situação devem solicitar o agendamento da visita até o dia 7 de maio nas unidades de saúde ou na Vigilância Epidemiológica.

“A vacina contra a gripe é segura, não provoca reações graves e também não dá gripe. O objetivo desta campanha é prevenir principalmente complicações como pneumonias e hospitalizações”, esclarece a coordenadora da VE, enfermeira Marina Massaro.

Unidades que realizarão a vacinação de acamados somente no dia 9: UBS Assistência, UBS Nosso Teto/Boa Vista, UBS Jardim Chervezon, UBS 29 – Av. 29, UBS Wenzel, UBS Vila Cristina, USF Ajapi/Ferraz, USF Mãe Preta, USF Palmeiras, USF Jardim Novo I/ II, USF Benjamin de Castro, USF Bonsucesso/Novo Wenzel, USF Jardim das Flores, USF Guanabara, USF Panorama, USF Terra Nova, USF Jardim Progresso e Vigilância Epidemiológica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.