Fabíola Cunha

“No dia a dia, a palavra é movimento”, diz médico sobre ações preventivas contra trombose
“No dia a dia, a palavra é movimento”, diz médico sobre ações preventivas contra trombose

O caso de uma professora de 41 anos que sofreu trombose venosa cerebral ganhou notoriedade recente devido ao vídeo gravado por ela, no qual afirma ter recebido de seu médico a informação de que o problema foi causado pelo uso de pílulas anticoncepcionais. O vídeo teve mais de 125 mil visualizações no YouTube.

A trombose é a formação de um coágulo dentro de uma artéria ou veia. Segundo o angiologista e cirurgião vascular Celso Lopes, a ligação entre esses medicamentos e problemas cardiovasculares existe: “As usuárias de anticoncepcionais orais apresentam até quatro vezes mais chances de apresentar trombose venosa profunda em membros inferiores quando comparadas à população em geral”, explica.

As pílulas anticoncepcionais podem ser de primeira geração (0,150 mg de etinilestradiol); segunda geração: (0,050 mg); terceira (0,030 mg) e quarta (0,020 mg). Segundo Lopes, as mais modernas oferecem maior risco de causar trombose venal profunda, mas faz uma ressalva: “É importante lembrar que o risco geral é mínimo em mulheres sadias, não fumantes e, abaixo dos 35 anos de idade, sendo que apenas as mulheres tabagistas e acima de 35 anos apresentam um risco significativamente aumentado de morte por essas doenças circulatórias”, analisa.

A professora, moradora de Goiânia, alega não ser fumante, não ter problemas circulatórios conhecidos e ter feito todos os exames pedidos pelo médico. O alerta dela junta-se ao coro que aponta o uso de anticoncepcionais como extremamente danoso para o sistema circulatório. Uma comunidade no Facebook intitulada “Vítimas de anticoncepcionais. Unidas a favor da Vida” reúne denúncias, reportagens e informações diversas sobre casos semelhantes ao da professora e já tem 12,5 mil membros.

Lopes recomenda que cada caso deve ser avaliado de forma independente, mas, para as mulheres que vão começar a tomar a pílula, as recomendações para prevenir uma trombose venal profunda são simples: “Praticar atividade física, evitar excesso de peso, tabagismo e o uso de roupas muito apertadas. No dia a dia, a palavra é movimento”. Fatores de risco para esse mal são idade (acima dos 40 anos), viagens prolongadas, cirurgias de grande porte, trombofilias, gravidez (especialmente o pós-parto), varizes. obesidade e câncer.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.