Vista da fachada do campus da Unesp, na Avenida 24-A, número 1.515, bairro Bela Vista, onde serão realizadas as atividades

Ednéia Silva

Vista da fachada do campus da Unesp, na Avenida 24-A, número 1.515, bairro Bela Vista, onde serão realizadas as atividades
Vista da fachada do campus da Unesp, na Avenida 24-A, número 1.515, bairro Bela Vista, onde serão realizadas as atividades

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro realiza na sexta-feira (10) e no sábado (11) o VI Encontro e a IV Jornada de Estudos sobre a Doença de Parkinson. Os eventos estão sendo organizados pelo Proparki (Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson) e pelo Laboratório de Estudos da Postura e Locomoção (Leplo).

O professor Paulo Cezar Rocha dos Santos, membro da comissão organizadora, informa que o encontro acontece na sexta-feira, às 19 horas, e a participação é gratuita. O evento é destinado a pacientes, cuidadores, estudantes, profissionais da área e demais interessados no tema. Os participantes vão poder assistir duas palestras sobre o assunto.

No sábado (11), acontece a IV Jornada de Estudos sobre a Doença de Parkinson, das 8 às 18 horas. A atividade é destinada a pesquisadores, médicos, educadores físicos, estudantes, profissionais da área, etc. O evento tem o objetivo de discutir e divulgar os recentes avanços científicos e tecnológicos na reabilitação e no tratamento de pessoas com Doença de Parkinson.

A jornada será composta por três palestras, apresentação de trabalhos e mesa redonda. Para participar da jornada é necessário fazer inscrição. A taxa custa R$ 50,00. A inscrição pode ser feita pelo site da Unesp (www.rc.unesp.br) ou no dia do evento na secretaria.

O evento será aberto pela Profª. Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi, coordenadora do Proparki. Às 8h45 será realizada a conferência de abertura com a palestra do Prof. Dr. Frederico Pieruchi Faria (Wilfrid Laurier University/Waterloo – Canadá) que irá discutir o tema “Locomoção de cognição na doença de Parkinson: dos mecanismos à reabilitação”.

Entre 10h00 e 10h45 acontece a sessão de pôsteres e o coffee break. Das 10h45 às 12h00 está programado o workshop “Atividades Rítmicas e Doença de Parkinson: uma proposta de intervenção” que será realizado pela Profª. Dra. Ellen Lirani Silva, da Unesp de Rio Claro. Depois de uma pausa para o almoço, a jornada será retomada às 14 horas com apresentações orais.

A mesa redonda “Doença de Parkinson: temas atuais” terá início às 16 horas com a participação da Profa. Drª. Flávia Doná, da Universidade Anhanguera de São Paulo, que falará sobre “O uso de realidade virtual e videogames como ferramentas auxiliares no tratamento de pacientes com doença de Parkinson”. A Profª. Dra. Michele Shultz Ramos de Andrade, da Universidade de São Paulo, apresentará o tema “Atividade física, neurodegeneração e neuroproteção na doença de Parkinson”. A Profª. Dra. Talita Tuon, da Unesc/SC, discutirá o tema “Estresse oxidativo e doença de Parkinson. A solenidade de encerramento será realizada às 18 horas com premiação do melhor trabalho.

O encontro e a jornada sobre a doença de Parkinson são eventos anuais realizados pela Unesp em comemoração ao Dia Mundial da Doença de Parkinson celebrado no dia 11 de abril.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.