Nesta matéria, você vai conhecer a história de vida da merendeira Rosimeire da Glória.

Reportagem conta a história da merendeira Rosimeire Ivete Rodrigues da Glória, 57 anos, que venceu um concurso em Rio Claro elaborando um prato saboroso e nutritivo

É na cozinha da Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza, no Jardim Ipê, que a merendeira Rosimeire Ivete Rodrigues da Glória, 57 anos, mostra todo o seu dom com os temperos. De família humilde, a moradora do bairro Jardim Primavera conta que o sonho era fazer enfermagem, mas o curso da vida tinha outros propósitos para ela: “Mamãe não tinha condições, imagina 10 irmãos. Então estudávamos até a 8ª série e íamos trabalhar. Não conseguíamos prestar um concurso, fazer uma contabilidade. Aprendi a fazer unha, cabelo, artesanato, bolo e assim eu fui entendendo um pouquinho de tudo dentro das possibilidades. Meu grande sonho era ser enfermeira, trabalhar de branco, cuidar das pessoas, mas não foi possível. Porém, hoje trabalho de branco, dentro uma cozinha e posso dizer que cuido de uma parte essencial das crianças, que é a alimentação”.

Na cozinha da escola municipal Djiliah.

Já são nove anos temperando a vida dos alunos, destes, quatro na escola Djiliah. Antes disso já havia passado por duas estaduais: o Marciano e o Chanceler. Diante da experiência surgiu o convite para participar de uma competição: o 1º Masterchef da Alimentação Escolar, que reuniu cinco cozinheiras da Rede Municipal de Ensino que precisavam criar receitas utilizando ingredientes do cardápio escolar: “Uma loucura! Fugi da coordenadora o quanto eu pude. Relutei em aceitar. Eu queria ir mas tinha medo de passar vergonha, fazer feio, mas quando eu vi já estava lá. Conversei com Deus e falei que se fosse para eu passar vergonha que ele me eliminasse logo. Fiz um arroz branco, uma saladinha mista com alface, cenoura, milho e brócolis e um fricassê de frango. Escolhi o fricassê por ser algo prático que não precisa fazer de porção individual. Você refoga todo o frango, faz um purê, monta na assadeira e serve as crianças”, afirma Rosimeire.

E foi com este cardápio que ela conquistou o paladar dos oito jurados que atribuíram notas a diversos quesitos, sendo ela a grande vencedora: “Foram chamando os nomes e quando eu percebi vi que só tinha sobrado eu e mais uma merendeira. Então caiu a minha ficha que eu tinha ficado em primeiro ou segundo lugar. Quando anunciou o meu nome como grande campeã foi uma emoção muito grande, porque eu sei do meu amor pela cozinha. Cozinha é além de tudo amor”, revela emocionada a entrevistada.

Rosi cozinha sob o olhar atento dos jurados.

Essa iniciativa partiu da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria da Educação e promete ser só o começo: “Sabemos que a alimentação escolar desempenha papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado dos nossos estudantes. Nesse contexto, reconhecemos o trabalho árduo e dedicado dos nossos profissionais de cozinha, que se empenham diariamente em oferecer refeições nutritivas e saborosas para todos os estudantes de nossa rede. O 1º Masterchef da Alimentação Escolar foi uma oportunidade de destacar esses talentos culinários e valorizar o trabalho essencial que eles desempenham diariamente em nossas escolas”, afirmou Valéria Ap. Vieira Velis, secretária municipal de Educação.

“Foi uma verdadeira honra premiar as receitas campeãs e, acima de tudo, valorizar esse trabalho incrível. Para nós, cozinhar é muito mais do que simplesmente preparar a merenda. É criar memórias e espalhar amor através da comida!”, disse Bruna Perissinotto, que é primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade de Rio Claro.

Para a grande vencedora, o concurso foi uma afirmação e um grande estímulo para o trabalho que desempenha diariamente: “O sentimento é de muita gratidão. Não tem nada mais satisfatório do que ver as crianças comendo a comida que eu faço, elogiando e até repetindo. Eles gostam muito da minha polenta com carne moída, do meu macarrão, strogonoff e salada de alface”, finaliza Rosemeire.

Fricassê de frango


Ingredientes

Creme de milho

2 colheres (sopa) de margarina;
2 dentes de alho;
2 sachês de milho verde;
500ml de leite;
2 colheres (sopa) de amido de milho;
Sal a gosto.

Purê de batata

1kg de batata;
250ml de leite;
2 colheres (sopa) de margarina;
1 dentes de alho;
Orégano e sal a gosto;
Farofa de soja para salpicar.

Recheio de frango

1kg de frango;
5 tomates picados;
1 sachê de ervilha;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
4 colheres de óleo;
200g de requeijão;
Sal a gosto.


Modo de preparo

Creme de milho: Liquidifique o milho com o leite, até formar um creme uniforme e reserve. Em uma panela refogue o alho e a margarina, acrescente o creme reservado, tempero com sal a gosto e coloque o amido de milho aos poucos até o creme engrossar. Com o creme encorpado, reserve-o.

Purê de batata: Cozinhe as batatas com o sal. Após cozidas, passe-as pela peneira e reserve. Em uma panela refogue a margarina e o alho, acrescente as batatas e o leite e mexa até o purê desgrudar do fundo da panela. Reserve.

Recheio de frango: Em uma panela coloque o óleo, doure o alho, acrescente a cebola e o frango e refogue umedecendo até o frango desfiar por completo. Adicione o tomate, a ervilha, o molho de tomate e mexa até o molho borbulhar. Após pronto, retire do fogo, acrescente o cheiro verde, corrija o sal e reserve.

Montagem: Forre o fundo da forma com o purê, acrescente por cima o recheio de frango e espalhe o requeijão por cima. Adicione o creme de milho por cima de todo o recheio e para finalizar salpique uniformemente a farofa de soja.

Pronto, nosso fricassê já pode ser servido.

Sugestão de acompanhamento

Arroz branco e salada de folhas.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho