Adriel Arvolea

Da infância humilde em Taubaté, no interior de São Paulo, ao posto de rainha da televisão brasileira, Hebe Camargo ganha um musical, baseado na biografa escrita por Arthur Xexéo e com direção de Miguel Falabella, que conta sua escalada profissional e os amores que passaram por sua vida. Embalado pelas canções que marcaram sua carreira de cantora, o espetáculo atravessa oito décadas nas quais, muitas vezes, os caminhos de Hebe e da TV no Brasil se confundem.

A ‘própria’ Hebe recebe o público que vai ao Teatro Procópio Ferreira e o convida a conhecer a sua história. A proposta é que o público acompanhe a grade de uma programação de TV típica dos anos 60. Nela, a garota-propaganda se atrapalha com os comerciais ao vivo e Leonor, uma fã de Hebe Camargo, responde sobre a vida de seu ídolo ao peculiar apresentador de um programa de perguntas e respostas, Belo Garrido. É por meio do conhecimento desta fã que a plateia acompanha o caminho da artista, que será interpretada por Carol Costa, na juventude, e Débora Reis, na vida adulta.

A relação de Hebe com os pais, sua participação em programas de calouros, sua experiência de cantar no rádio formando conjuntos vocais com as primas Maria e Helena, assim como com a irmã Stela, também farão parte do enredo. As muitas amigas de Hebe, suas paixões, separações e o sucesso na televisão serão outros pontos retratados na montagem. Falando em relacionamento, a peça mostra o namoro de Hebe com o boxeador americano Joe Louis, interpretado por Renato Caetano.

Natural de Ipeúna, Caetano revela que o amor pelas artes vem rompendo fronteiras e o colocando em destaque em importantes produções. Envolvido com esse universo desde a infância, fez parte de vários grupos musicais em sua cidade natal – e, com o tempo, ingressou nas artes plásticas. Mas foi no teatro, depois de algumas apresentações em peças na igreja, que teve a chance de mostrar o seu talento e ganhar os palcos. Com importantes trabalhos em seu currículo, o atual momento o consagra num musical que traça a trajetória pessoal e profissional da mais carismática das apresentadoras de TV no Brasil e, por isso mesmo, a mais popular.

“Integrar esse elenco é aquela sensação maravilhosa de quando conquistamos algo que há tempo estamos trabalhando e se aperfeiçoando; algo em que depositamos 100% da nossa energia para que aconteça e ganhe forma. Afinal, minha primeira audição para um musical foi em 2012, logo que cheguei a São Paulo, desde então uni a prática profissional cênica com o estudo técnico de canto e dança. Sem dúvida, é a realização de um sonho, um objetivo que não se deu de um dia para o outro”, destaca o ator.

Sobre o personagem, explica que Joe Louis foi considerado um dos maiores boxeadores de todos os tempos. Em 1937, nocauteou James Braddock e se tornou campeão mundial dos pesos pesados, sendo essa a maior celebração de orgulho do movimento negro que a geração já tinha tido. “Acredito que sua relação na luta pelos direitos do movimento negro nos EUA foi uma de suas conquistas mais bonitas e significantes. No musical, ele surge de um recorte emotivo da memória da Hebe”, conta.

Ao participar desta homenagem à Rainha da TV brasileira, Caetano avalia que Hebe é dessas figuras que sempre existiram na memória. Recorda-se de quando sua mãe, dona Nadir Maciel, que sempre dorme cedo, às segundas-feiras se permitia dormir mais tarde para assistir ao programa da apresentadora. “Sem dúvida, ela foi uma referência para minha mãe e para tantas outras famílias brasileiras. Lembro-me, também, que na adolescência, quando a vontade de trabalhar com arte começava a germinar em mim, vislumbrava poder sentar no sofá do programa dela. Infelizmente, não tive a chance de conhecê-la pessoalmente, mas sinto que poder fazer parte deste projeto com este time de artistas veio para acalentar esta vontade de conhecê-la pessoalmente”, orgulha-se.

O musical estreia ao público nessa quinta-feira (12), às 21h, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo. Após intensa maratona de ensaios, de oito horas diárias, de segunda a sábado, é chegada a hora de apresentá-lo aos saudosos fãs e espectadores. Mas, qual será a expectativa quanto ao grande dia? “Sem dúvida, são as melhores possíveis! Hebe – O Musical vai além de um espetáculo repleto de cuidado e carinho com a vida de Hebe Camargo, é como se fosse uma ode a São Paulo, ao Estado de São Paulo. Evoca uma memória que talvez nunca fosse acessada. Existem muitas mãos trabalhando arduamente dia e noite para que este trabalho aconteça. Um elenco engajado e talentosíssimo, que troca e compartilha experiências, que entende que sozinhos não somos nada, principalmente em se tratando das artes de palco”, conclui o ator.

Renato Caetano é ator, cantor, artista visual e músico. Graduado em Artes Visuais (Unesp – FBAUP Universidade do Porto/PT), como formação teatral cursou Atuação pela SP Escola de Teatro e o conceituado curso de Teatro Musical Sesi-SP. Dentre seus trabalhos, destacam-se: ‘Bom Retiro 958m’ (Teatro da Vertigem), ‘A Missão em Fragmentos’ (coletivo Legítima Defesa) e ‘Eleguá – Menino e Malandro’, que lhe rendeu a indicação de Elenco revelação pelo Prêmio São Paulo. Agora, interpreta o boxeador Joe Louis no musical. (foto Ronaldo Gutierrez).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.