Alerta: trecho com neblina requer atenção redobrada dos motoristas.

Manter distância segura do veículo que segue à frente é outra medida de segurança.

Artesp reforça cuidados que o motorista deve ter ao se deparar com vias sob baixa visibilidade

Levantamento realizado pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo aponta 294 trechos rodoviários sujeitos a neblina nos 11,1 mil quilômetros da malha concedida do Estado.

Os meses mais frios do ano são marcados pela maior incidência desse fenômeno atmosférico, que aparece principalmente nas primeiras horas do dia e no final da tarde.

A condição climática interfere na visibilidade e deixa a pista menos aderente, por conta da umidade. Isso pode causar acidentes de colisão e choques contra outros veículos ou obstáculos como guard-rails e muretas de proteção. Por isso, há várias recomendações ao dirigir sob condições adversas. É necessário redobrar a atenção ao volante.

Para evitar transtornos, a ARTESP recomenda ao motorista que dirija com mais atenção, principalmente nos horários em que a ocorrência de neblina é mais rotineira. Confira as dicas para dirigir com mais segurança com visibilidade reduzida:

– Reduza gradualmente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;

– Mantenha uma distância segura do veículo à frente;

– Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Já o farol alto, independente do horário, dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;

– Não pare o veículo no acostamento;

– Nunca pare na pista;

– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento;

– Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;

– Fique atento a sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente, como buzinas, sirenes e som de colisão. Para isso, deixe a janela aberta, ainda que parcialmente.

Caso julgue não ter condições de visibilidade para seguir viagem, pare somente em locais seguros como postos de abastecimento e SAUs (Serviços de Atendimento ao Usuário).

Pontos com neblina

– km 153,25 ao km 172 Cordeirópolis/Santa Gertrudes/Rio Claro (Washington Luís)

– km 174,8 ao km 183 Rio Claro

– km 187 ao km 190 Corumbataí

– km 191 ao km 202 Corumbataí/Itirapina

– km 204 ao km 219 Itirapina/São Carlos.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.