Imagem de Drazen Zigic no Freepik.

Diversas alterações de saúde podem gerar sintomas de tontura

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial promoverá a Semana da Tontura até o próximo sábado, 22 de abril

Tontura não é uma doença, mas um sintoma presente em mais de 60 enfermidades. Está entre as três queixas mais comuns em consultas em um ambulatório geral, perdendo apenas para a dor e a fadiga, segundo informações do Departamento de Otoneurologia da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF).

Para alertar sobre a necessidade de investigar o problema, a Aborl-CCF promove, até 22 de abril, a sexta edição da Semana da Tontura, com o tema “Tontura é coisa séria: precisa de um diagnóstico médico”. O evento marca o Dia Nacional da Tontura, celebrado dia 22 deste mês e reforça a defesa da Lei do Ato Médico (Lei 12.842), que completa 10 anos em 2023.

Confira as atividades da semana da tontura.

Agenda

O médico otorrinolaringologista do Departamento de Otoneurologia e coordenador da campanha, Dr. César Bertoldo, destaca que a ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas que sofrem com tontura sobre a importância de buscar atendimento médico, que é o profissional de saúde habilitado para o procedimento de diagnóstico adequado. Além disso, chama a atenção da população para não negligenciar o sintoma, que pode ser descrito por sensações de desequilíbrio, parecer que se está flutuando ou sentir o ambiente ao redor girando, por exemplo.

Desvendar a queixa de tontura nem sempre é fácil. Essa avaliação é necessária para determinar qual é o principal responsável pela crise ou pelo sintoma atual que o paciente enfrenta. Muita gente tem a percepção errada de que a tontura é sempre uma labirintite, pois desconhecem que há dezenas de outras doenças. “É por isso que o médico deve ser consultado, por ser o profissional com a competência para pedir exames adequados, descobrir qual é a enfermidade e prescrever o tratamento correto”, explica Dr. Bertoldo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a tontura afeta entre 15% e 20% da população global. Na capital de São Paulo, a prevalência da tontura atinge 42% dos habitantes, de acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia.

Entrevista

Dr. Ricardo Dorigueto

Dr. Ricardo Dorigueto, médico especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, falou sobre o tema nessa segunda-feira, dia 17, no Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan News, ouça abaixo na íntegra.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.