Lixo em terreno continua sendo um problema no município. Secretário de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, em programa da Rádio Excelsior JP

Ednéia Silva

Lixo em terreno continua sendo um problema no município. Secretário de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, em programa da Rádio Excelsior JP
Lixo em terreno continua sendo um problema no município. Secretário de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, em programa da Rádio Excelsior JP

Os terrenos com descarte irregular de lixo e entulho continuam sendo um problema no município. Em muitos locais, a Prefeitura efetua a limpeza em um dia e no outro já tem lixo jogado no espaço. Para o secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, falta educação e conscientização por parte da população.

O assunto foi tema do programa Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan dessa quinta-feira (14). De acordo com o secretário, as pessoas têm dificuldade em colocar o lixo nos locais adequados, mesmo onde têm lixeiras como é o caso do Jardim Público e região central da cidade. Os munícipes podem contribuir denunciando as irregularidades pelo telefone 156 ou direto para a Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente).

Guilherme anunciou que a Prefeitura irá realizar um novo pregão para contratar empresa que irá executar a limpeza de terrenos particulares, visto que o contrato com a empresa anterior está vencendo. Os interessados já podem retirar os convites para participar do processo.

O secretário conta que o município conseguiu diminuir consideravelmente a limpeza de terrenos. Segundo ele, os proprietários têm se conscientizado da importância de manter seus lotes limpos. Ela acredita que mais de 40% dos donos de terrenos estão fazendo a manutenção de suas propriedades.

O secretário também falou sobre o grande número de reclamações por falta de iluminação nas praças públicas. Segundo ele, a empresa que vai assumir o sistema de iluminação deverá tomar conta das luminárias das ruas e também das praças. A ideia é que elas recebam manutenção mais assídua.

O ouvinte Nicolau Barana participou do programa pedindo a limpeza de terrenos localizado na Avenida 29, entre as Ruas 3 e 4, no bairro Cidade Jardim. Segundo ele, o local está cheio de latas, garrafas e outros utensílios que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue.

Marcelo denunciou que um terreno na Avenida 56, no Jardim Paulista 2, que foi recentemente limpo já está todo sujo por causa de descarte irregular de entulho. Ele pediu que a Prefeitura verifique a possibilidade de aplicar multa nos infratores. José Bispo reclamou de acúmulo de lixo na entrada do bairro Bonsucesso. Antonio, do Santana, pediu limpeza na entrada da Floresta Estadual e Jorge, do Jardim Boa Vista, cumprimentou o secretário pela limpeza realizada no bairro.

Sérgio Guilherme anotou as solicitações e disse que irá verificar os locais citados para tomar as devidas providências. Sobre o terreno na entrada do Bonsucesso, o secretário disse que solicitou a implantação de um ecoponto no local para tentar resolver o problema do descarte irregular de lixo.

Para ouvir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.