João Arenna

Caro leitor, conforme comentei na coluna de 28/04, tenho muito a agradecer a todos: a quem me deu a oportunidade de escrever a coluna, a quem a prepara, a quem participa e, claro, a todos os que me prestigiam, lendo-a todos os domingos.

Justamente buscando oferecer conteúdos que sejam ainda interessantes, e também relevantes, ao longo do mês de abril, farei ajustes na estrutura da coluna, para em maio voltar com mais novidades para você, ok?

Enquanto isso, quero dividir com você algumas histórias que não são novas, mas que, acredito, se encaixem perfeitamente no nosso momento:

A simplicidade como ferramenta de solução de problemas.

Um designer inglês reuniu diferentes grupos de pessoas: engenheiros, advogados, formados em MBAs e crianças. O objetivo era testar a ousadia de cada público.

Para cada grupo, ele deu 20 peças de macarrão, um metro de fita, um marshmallow e um pedaço de corda. Em apenas 18 minutos, eles deveriam construir uma estrutura sólida para apoiar o marshmallow.

Para a surpresa de todos, os MBAs foram os que se saíram pior, pois o tempo deles foi gasto apenas em traçar estratégias.

E o melhor desempenho foi das crianças. Elas conseguiram construir uma estrutura mais alta que a dos engenheiros.

O designer acredita que o resultado se deve ao fato de as crianças não terem medo de errar.

Quando nos tornamos adultos, temos uma propensão a buscar as alternativas mais complexas. Mas a simplicidade continua sendo a melhor opção!

A coragem de continuar

Elvis Presley, em sua primeira apresentação, ouviu da plateia que era melhor ele voltar a dirigir caminhões – sua profissão anterior.

Já Albert Einstein só começou a ler aos 7 anos e falar aos 4. Seus pais e professores achavam que ele tinha alguma limitação mental, chegando a ser recusado pela escola.

Thomas Edison criou nada menos que 10 mil protótipos que não funcionaram antes de ter sucesso na criação da lâmpada elétrica. E, Richard Branson, o bilionário fundador da Virgin, criou nada menos que 400 empresas – muitas delas, fracassos absolutos.

Isso não quer dizer que se deve deixar de planejar, de pensar em como fazer gestão, de estudar o mercado ou, tampouco, sair apostando na sorte, mas, com certeza, em algum momento algo vai tocar seu coração e você saberá que é a hora certa. Só precisa estar atento!

Aí, quando isso acontecer, arregace as mangas, confie em Deus e faça a diferença para si e para o mundo, aliás, o mundo precisa muito de gente que faz.

João Arenna é Mestre em Administração, Pós-graduado em Marketing de Varejo, Professor Universitário, Palestrante e Consultor Empresarial, com mais de 25 anos de experiência nas áreas de Marketing, Vendas e Gestão de Equipes. Instagram: @oarennacursosonline.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho