Há pouco mais de um ano, o Jornal Cidade trouxe em suas páginas a história do jovem Luiz Guilherme da Silva que passou a arrecadar tampinhas para trocar por cadeiras de rodas. Com paralisia cerebral, teve a coordenação motora e a fala afetadas desde o nascimento, mas basta passar alguns minutos com ele para ver o quanto a expressão traduz muito dos seus sentimentos. E foi com um sorriso no rosto que ele recebeu a reportagem para mostrar o resultado das vendas da segunda tonelada de tampinhas que foram doadas por moradores de diversos bairros de Rio Claro.

Porta-voz e grande incentivadora, a mãe disse o quanto essa conquista foi desafiadora ao longo deste primeiro ano de campanha. “Quando começamos em outubro de 2019, nós achávamos que iríamos conseguir apenas uma cadeira. Mas aos poucos tudo foi tomando forma, ganhando proporção e, neste ano, mesmo em meio à pandemia, a população não parou de doar as tampinhas. É claro que tomamos as devidas precauções e graças a Deus chegamos ao final de 2020 com mais quatro cadeiras de rodas e três cadeiras de banho, e com a terceira tonelada de tampinhas já prontas para a venda”, disse Raquel Aparecida Kapp da Silva.

Ela ainda conta que a repercussão deste trabalho iniciado pelo filho tem sido tão grande, que chegou até mesmo a outros Estados: “Fez contato com a gente uma moça do Paraná que viu o nosso trabalho pelas redes sociais e pediu se ela poderia fazer a mesma coisa por lá. Para nós isso é uma alegria imensa, pois muitos não fazem ideia que é possível. Tinha gente até que duvidava desse tipo de campanha”, relata Raquel.

As cadeiras são para empréstimo ou, dependendo do caso, se os idealizadores acharem que é necessário, podem até mesmo ser doadas. Os interessados nas cadeiras ou com o intuito de doar tampinhas podem comparecer à Rua 2, entre as avenidas 12 e 14, número 1.692 – Centro. É importante levar documentos pessoais para um cadastro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.