Adolescente toma vacina contra HPV (foto Alessandro Potter/ABr)

Divulgação

Adolescente toma vacina contra HPV  (foto Alessandro Potter/ABr)
Adolescente toma vacina contra HPV (foto Alessandro Potter/ABr)

Começou nessa segunda-feira, 9, a campanha de vacinação para proteger meninas com idade entre 9 e 11 anos contra o papilomavírus humano, o HPV. Todos os postos de saúde do Estado estão abastecidos com a vacina.

A imunização também será oferecida para a população indígena feminina, com idade entre 9 e 13 anos, além de garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, na faixa etária dos 9 aos 26 anos de idade.

“A vacina é extremamente eficaz. Evita o papilomavírus humano e faz com que as mulheres não tenham câncer de útero, que é uma doença grave”, disse o governador Geraldo Alckmin.

A meta estadual é vacinar, até o final deste mês, 762,1 mil crianças, que respondem por 80% das meninas nessa faixa etária no Estado, e 6,6 mil portadoras de HIV.

A imunização também ocorrerá nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE), que possuem sala de vacinação, e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

As meninas de 9 a 11 anos de idade e as garotas indígenas de 9 a 13 devem tomar mais duas doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada num intervalo de seis meses e a terceira dose depois de 60 meses, em relação à primeira tomada.

As portadoras do vírus HIV devem tomar a segunda dose depois de seis meses da primeira aplicação e a terceira 6 meses após à primeira tomada.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.