Ednéia Silva

Em época de epidemia de dengue muitas são as receitas caseiras que surgem como fórmulas para espantar o mosquito ou até mesmo curar a doença. A última novidade foi importada da Colômbia, país onde a dengue é endêmica. A população colombiana utiliza chá de folha de siriguela com suco de uva para amenizar os sintomas da doença. Quem testou a mistura teve resultados positivos.

A Profa. Dra. Dejanira Franceschi de Angelis, docente do Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, experimentou a mistura. Ela foi informada sobre o suco através de uma aluna que fez pós-graduação na Colômbia. Naquele país, o suco concentrado da folha de siriguela é diluído em suco de uva e ingerido para amenizar os sintomas da dengue.

Ao contrair dengue no mês passado, a professora decidiu experimentar a mistura e felizmente teve resultados positivos. Segundo ela, após tomar o suco sentiu diminuição das dores no corpo e mal estar tão típicos da doença. Ela relata ainda que teve contato com outras pessoas que também tomaram a mistura e que tiveram resultado similar, ou seja, os sintomas foram amenizados.

Porém, Dejanira é categórica ao afirmar que não existe comprovação científica quanto a eficácia do chá no tratamento da dengue. Além disso, cada pessoa reage de uma forma diferente e o efeito vai depender do organismo de cada um. Mesmo tomando o chá, algumas pessoas podem se beneficiar mais que outras para as quais a mistura pode não surtir efeito.

A professora ressalta que mesmo tomando o chá, os pacientes não podem deixar de tomar os medicamentos recomendados pelo médico, pois ele seria apenas um adicional ao tratamento.

Outra receita que se tornou popular para tratar a dengue é o suco de inhame, tubérculo rico em vitaminas A e do complexo B. Os usuários alegam que o suco alivia os sintomas da doença. A professora Dejanira conta que não tomou o suco, mas comeu a raiz e não sentiu melhora.

Em entrevista recente ao JC, a médica infectologista, Dra. Suzi Berbert, explicou que não existe comprovação científica sobre a eficácia do inhame no tratamento da dengue. No entanto, ela destacou que o mosquito Aedes aegypti é atraído para o ser humano através do odor e qualquer produto que altere o cheiro da pele pode ajudar a repeli-lo, como o alho, vitaminas do complexo B e o extrato de inhame.

De concreto, apenas o fato de que não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. O Ministério da Saúde recomenda tomar muito líquido (água, sucos naturais ou chá) para evitar a desidratação e o uso de paracetamol ou dipirona para controlar a febre e diminuir as dores no corpo, além de repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. Medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios não podem ser utilizados porque podem levar a dengue hemorrágica. A vacina para dengue está em fase de estudos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.