Em outubro de 2014, a prefeitura havia enfrentado uma greve, após atraso no pagamento de horas extras

Antonio Archangelo

Em outubro de 2014, a prefeitura havia enfrentado uma greve, após atraso no pagamento de horas extras
Em outubro de 2014, a prefeitura havia enfrentado uma greve, após atraso no pagamento de horas extras

Em nota encaminhada à imprensa na tarde de quinta-feira, 12 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sindmuni) confirmou a informação de que a prefeitura quitou a dívida referente à parte dos rendimentos dos servidores municipais que estava atrasada desde o ano passado.

“Depois de sete meses aguardando, os servidores terão o que comemorar. Será? A Administração de Rio Claro quitou sua dívida com funcionalismo municipal no que diz respeito às horas extras. Em outubro de 2014, a prefeitura havia enfrentado uma greve na qual os funcionários exigiam o pagamento das horas extras realizadas nos meses de junho e julho”, citou.

Na nota, em tom crítico, o sindicato disse que “na ocasião, Du Altimari afirmou em entrevista à rádio que o município não tinha dinheiro nem para pagar fornecedores e culpou indiretamente a população, dizendo que houve queda na arrecadação da cidade que governa, além de encher a boca para falar que o salário do funcionalismo estava em dia”.

“É bom lembrar que as horas extras foram realizadas pelos servidores nos meses em que a cidade estava em festa. Em junho e julho, muitos servidores trabalharam em eventos realizados pela prefeitura, como o Balonismo”, complementou.

O sindicato também ironizou os gastos com o Carnaval 2015. “A uma semana da maior festa do país, o Carnaval, o prefeito da Capital da Alegria, Du Altimari, ‘pôde’ quitar sua dívida com a categoria. Há meses, quando os servidores, que não tiveram outra alternativa a não ser deflagrar greve, pleitearam seus direitos, foram várias as desculpas de Du. Agora fica impossível não se questionar se o pagamento das horas extras não seria apenas para que Rio Claro mantenha o status de Capital da Alegria. O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal – Sindmuni recebeu diversos servidores receosos, pois estão sendo convidados a fazer hora extra durante o Carnaval, mas que não sabem se irão receber. É fato que o país passa por uma crise que está afetando todos os setores, a prefeitura de Rio Claro há ainda mais tempo. Não é tempo de negar trabalho, mas trabalhar sem receber também não dá”, concluiu.

Mesmo sabendo o teor da nota, a assessoria de imprensa da prefeitura não se posicionou oficialmente sobre o pagamento dos rendimentos atrasados aos servidores até o fechamento desta edição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.