Divulgação 

Centenas de educadores participaram da cerimônia de abertura do 24º Simpósio Rio-clarense de Educação realizada na noite de terça-feira (11) no Centro Cultural “Roberto Palmari”. O evento destacou os avanços obtidos pelo município na área de educação nesse início de gestão do governo municipal. Em seis meses foram criadas mais de 400 vagas em creche e pré-escola, obras foram retomadas, unidades ampliadas e diversas escolas municipais receberam melhorias.

Em sua fala, o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, destacou a importância da participação dos educadores no simpósio para fomentar discussões que contribuam para o processo de elaboração do novo currículo integrado da rede municipal de ensino. O documento está sendo elaborado pela Secretaria da Educação em parceria com o Conselho Municipal de Educação (Comerc).

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, destacou os avanços obtidos pela educação com a implementação de projetos importantes, muito deles analisados e votados pelos vereadores. Como exemplo, ele citou lei aprovada na semana passada que reduz o interstício para a contratação de prestadores de serviços temporários no setor de educação. Para o parlamentar, a medida é importante porque afeta diretamente a criança atendida por esse profissional. “A diminuição de tempo na contratação facilita a criação de vínculos e a eficiência do trabalho pedagógico”, pontuou.

André Godoy lembrou que o governo municipal se mobilizou rapidamente para levantar os problemas da educação como obras paradas, déficit de vagas em creche, falta de manutenção nas escolas, sendo que alguns já foram ou estão sendo resolvidos. “Acredito que a confiança depositada pelo governo municipal ao indicar funcionários de carreira para o setor administrativo da Educação deu certo porque o perfil do setor é extremamente positivo”, disse.

O professor Newton Duarte, da Unesp de Araraquara, falou sobre “Teoria pedagógica e Sistema Municipal de Educação”. Também participaram da solenidade o vereador Geraldo Voluntário, Osmar Arruda Garcia – presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Helena Tinós – presidente do Conselho de Alimentação Escolar e Mariangela Polacchini Zanella – presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.