Divulgação 

Rio Claro realiza nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de julho, o 24º Simpósio Rio-clarense de Educação que terá como tema “Pensar e Agir como Sistema de Educação: Fortalecendo as Bases”. O evento é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal da Educação. Durante dois dias centenas de educadores vão participar de diversas atividades e discutir a atuação dos profissionais da educação no trabalho integrado de uma rede de ensino.

 “A ideia é realizar uma discussão ampla, a partir de palestras com profissionais renomados em suas áreas de atuação”, explica Adriano Moreira, secretário municipal da Educação. “Vamos discutir a necessidade de pensar e agir como uma rede de ensino e suas implicações para as práticas educativas”, reforça Simone Gonçalves Reganhan, diretora do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação.

As atividades terão início às 7h30 desta terça-feira (11) com exposição e estandes de venda de materiais pedagógicos no Claretiano Faculdade. Das 8 às 12 horas serão realizadas oficinas pedagógicas, sendo uma delas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) no bairro Mãe Preta. No período da tarde, das 13h30 às 17h30 no Claretiano, haverá sessões com relatos de experiência e debate mediado.

A cerimônia de abertura do Simpósio de Educação será realizada a partir das 18h30 no Centro Cultural “Roberto Palmari”. O evento começa com apresentação cultural e prossegue com a palestra “Teoria pedagógica e Sistema Municipal de Educação” que será ministrada pelo professor Newton Duarte, da Unesp de Araraquara. Duarte é autor de vários livros sobre educação, sendo o último lançado no ano passado com o título “Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos”.

As atividades continuam na quarta-feira (12) com mesas de debates com especialistas de várias instituições de ensino. Os palestrantes vão discutir os temas: “Transição: Educação Infantil e Ensino Fundamental”, “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades do Ensino Colaborativo”, “Liberdade de Ensino e Pluralidade de Ideias e Concepções Pedagógicas”, “A Crença Religiosa Enquanto Direito Humano e aLaicidade do Estado”, “Relações da Cidade: da Infância à Juventude” e “EJA: Escola, Sociedade e Juventude”.

O simpósio será encerrado com oficina virtual para avaliar as atividades desenvolvidas durante o evento. Os participantes do Simpósio de Educação terão direito a certificado que estará disponível a partir de 1º de agosto. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacaorc.com.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.