Laura Tesseti

O lixo acumulado na antiga Estação Ferroviária de Santa Gertrudes, que abriga já há alguns anos a Secretaria de Obras do município, tem causado problemas maiores que apenas a poluição visual e o mau cheiro. A quantidade de detritos no local tem contribuído para o aparecimento de animais peçonhentos, que colocam não só a população em risco, mas principalmente os funcionários da secretaria em que atuam.

Diversos escorpiões já foram encontrados no local e a cada dia o número cresce. Aranhas, ratos e baratas, além dos novos habitantes, os escorpiões, incomodam e assustam os moradores da região.

“É preciso que uma providência seja tomada, não podemos conviver com esse medo de sermos picados, essa região tem crianças, animais, é muito perigoso, precisamos de uma providência o quanto antes”, fala um munícipe.

Outro ponto que contribui para o aumento de lixo e entulho na antiga Estação Ferroviária de Santa Gertrudes é a presença de moradores de rua e andarilhos, que utilizam o local para passar a noite.

Muitos deles trazem colchões, sofás e demais objetos, aumentando o número de objetos no local e aumentando o monte onde o lixo é despejado.

O vereador Levy Xavier Ferraz, durante sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade, informou aos demais companheiros da Casa a situação da secretaria e solicitou um ofício ao prefeito Rogério Pascon, para que providências sejam tomadas. “Gostaria de solicitar a mudança do prédio da Secretaria de Obras, os escorpiões estão caindo do forro, é muito perigoso que os funcionários trabalhem nessa situação. Peço também a aquisição de um veículo para que o trabalho possa ser melhor feito.”

Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Gertrudes, a mesma informou que a secretaria está há vários anos funcionando na Estação Ferroviária e, como é a responsável por recolher os detritos vegetais e móveis velhos que a população descarta, no mesmo espaço funciona um interponto desses materiais, visto que o município não conta com um aterro sanitário.

A assessoria informou ainda que o material recolhido pelos tratores é descartado provisoriamente nessa área, e a Vigilância Epidemiológica frequentemente visita o espaço. Esses materiais ficam pouco tempo no local, visto que são levados semanalmente pelos caminhões para o destino certo.

Quanto aos animais peçonhentos, a prefeitura informou que os mesmos têm aparecido nestes últimos meses, pois estão realizando a dedetização regular do prédio.

Em relação aos moradores de rua que costumam passar a noite na antiga estação, o poder público municipal explica que esse é um problema social enfrentado por diversas cidades do Brasil e as instituições ligadas à Secretaria da Promoção Social têm dado atenção especial aos cidadãos, todos eles recebem apoio da secretaria.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.