Todo 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids, em que toda sociedade volta-se à conscientização de prevenção à doença. Em Rio Claro, o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência (SEPA), da Fundação Municipal de Saúde, convida para uma roda de conversa nesta sexta-feira (1º), às 14h, toda população interessada em entender melhor quais os métodos eficazes contra o vírus HIV.

A participação é gratuita e acontece no ambulatório, na Avenida 19 esquina da Rua 10, bairro Consolação. Na oportunidade, será abordado com destaque um novo método disponibilizado pelo Ministério da Saúde. É o PREP (Profilaxia Pré-Exposição Sexual).

“É para aquelas pessoas que certamente irão se expor ao risco. É um grupo de alta vulnerabilidade, como transexuais, homens que fazem sexo com homens, homossexuais e profissionais do sexo. Essas garotas de programa acabam tendo dificuldade em negociar o uso do preservativo, o ambiente em que fazem programa não dá condições. Dentro da questão da vulnerabilidade, cada caso será estudado individualmente. A pessoa inicia o tratamento anterior à exposição. Pessoas de outros grupos que queiram utilizar o método passarão por um estudo e negociação para usar a prevenção de outra forma”, detalha a coordenadora da SEPA, Neide Outeiro Pinto.

Para saber mais informações confira reportagem completa na edição impressa do JC nesta sexta-feira (1º), nas bancas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.