Estado gera 502 mil postos em todas as regiões, mostra Fundação Seade; somente em outubro, saldo chega a 69 mil vagas

O emprego formal em São Paulo atingiu um marco notável, ultrapassando meio milhão de vagas entre janeiro e outubro de 2023, conforme revela a pesquisa Emprego Formal, da Fundação Seade do Governo de SP. Em outubro, sozinho, o mercado registrou um aumento de 0,5%, totalizando 69 mil novos postos de trabalho, com 621 mil admissões e 552 mil desligamentos.

O governador Tarcísio de Freitas comemorou o feito, destacando que foram gerados mais de meio milhão de empregos com carteira assinada em apenas dez meses. Ele enfatizou que todos os setores da economia foram beneficiados, abrangendo não apenas os grandes centros, mas também o interior e o litoral. Tarcísio de Freitas ressaltou o compromisso contínuo do Governo de São Paulo em impulsionar o emprego, proporcionando oportunidades e renda à população.

Consequentemente, o estoque de empregos formais no estado atingiu 13,6 milhões, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em outubro, foram observadas variações positivas na construção (0,7%), nos serviços (0,6%), no comércio (0,5%) e na indústria (0,3%).

Destacando os serviços, as atividades administrativas e serviços complementares lideraram com 27 mil novos empregos, seguidas por alojamento e alimentação com 3 mil. Em números absolutos, outubro registrou a criação de 44.112 empregos em serviços, 13.935 no comércio, 5.405 na construção e 7.842 na indústria.

Ao longo dos últimos 12 meses, São Paulo alcançou um saldo positivo de 403 mil novos empregos, representando um crescimento de 3,1%, quase em paridade com a média nacional de 3,4%. Esse desempenho se traduz em 28% do total de 1,5 milhão de novos empregos no país, com todos os setores contribuindo positivamente: serviços (239 mil), comércio (69 mil), construção (52 mil), indústria (29 mil) e agricultura (13 mil).

Os resultados mais expressivos foram observados na capital (128 mil), cidades da Grande São Paulo (74 mil) e nas regiões de Campinas (61 mil), Sorocaba (21 mil) e São José dos Campos (21 mil), que, juntas, responderam por 76% dos empregos gerados no território paulista de novembro de 2022 a outubro de 2023. Informações do Portal do Governo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.