Da Redação

Capela de Santo Expedito no Jardim Itapuã
Capela de Santo Expedito no Jardim Itapuã

É celebrado neste domingo (19) o Dia de Santo Expedito, o santo das causas impossíveis. A Capela de Santo Expedito, vinculada à Paróquia de Bom Jesus, fica aberta para visitação durante todo o domingo aos devotos que quiserem participar das missas e tem duas opções: às 9h e às 18h.

O tradicional Bolo de Santo Expedito será abençoado pelo padre Cândido Aparecido Mariano às 7h, e entregue até o meio-dia do mesmo dia. O diácono Benedito Vieira Arena explica que neste dia a capela é visitada por fieis da cidade toda, devotos de São Expedito: “Muitas pessoas que não são do bairro, não são da paróquia, participam das celebrações, pois são devotas dele”, explica.

Santo Expedito

A tradição refere-se que ele era chefe da 12ª Legião Romana, cognominada “Fulminante”, estabelecida em Metilene, sede de uma das províncias romanas da Armênia.

Pelo seu próprio nome, o santo é invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderá causar prejuízo. Protetor da juventude, os estudantes a ele recorrem para ter êxito nos exames. Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo ou na hora que precisar de sua ajuda. Mas ele espera que também não deixemos para amanhã nossa conversão.

Tendo se recusado a adorar os deuses pagãos, foi flagelado e depois decapitado em 303, na cidade de Melitene, no dia 19 de abril, data em que é celebrada sua festa. A Capela de Santo Expedito fica na Avenida 20 s/ nº, entre as avenidas 59 e 61, no bairro Jardim Itapuã.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.