Ednéia Silva

2014-11-15-Santan_eoter_ataxadeilumina_C_.jpg
De acordo com o prefeito Rogério Pascon, representantes da prefeitura estão fazendo reuniões semanais com a Elektro para obter informações sobre o sistema.

Enquanto algumas cidades, inclusive Rio Claro, discutem a criação da taxa de iluminação, Santa Gertrudes já definiu que não irá instituir a contribuição no município. A prefeitura irá assumir os custos do serviço de manutenção do sistema de iluminação pública que será municipalizado a partir de janeiro de 2015.

A informação foi divulgada nessa sexta-feira (14) pelo prefeito Rogério Pascon em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan. De acordo com ele, representantes da prefeitura estão fazendo reuniões semanais com a Elektro para obter informações sobre o sistema.

Pascon informa que uma equipe foi montada pela prefeitura para realizar o serviço de manutenção. Esses funcionários estão recebendo treinamento para se preparar para assumir a função. A administração municipal também vem adquirindo materiais para uso da equipe.

O prefeito comenta que a expectativa da prefeitura é de que a concessionária entregue o sistema em ordem para o município com a cidade 100% iluminada. Ele acredita que a longo prazo a medida será benéfica, porque dará maior dinamismo à manutenção. Pascon chegou a sugerir a criação de um consórcio intermunicipal para baratear os custos, mas a ideia não vingou. Para ele, a proposta é válida, porque a manutenção em postes de luz não se faz todo dia. Santa Gertrudes tem cerca de 2.000 pontos de luz, com braços, lâmpadas e reatores.

O prefeito Rogério Pascon também falou sobre a situação hídrica de Santa Gertrudes, que enfrenta risco de racionamento. A concessionária Odebrecht Ambiental, que administra o sistema de água e esgoto, começou a notificar os munícipes flagrados desperdiçando água. Em dez dias, foram aplicadas cerca de 12 notificações. O prefeito lembra que as notificações podem ser convertidas em multa, se houver reincidência. O valor varia de R$ 200,00 a R$ 400,00.

Nesta semana a prefeitura foi alvo de queixas por parte da população por causa da utilização de água na lavagem de praças. Pascon explica que a prefeitura iniciou a reforma da Praça Dermeval da Fonseca Nevoeiro para a montagem do presépio e a água utilizada no local é não potável. A água foi fornecida por produtoes rurais da região. Pascon pede a colaboração da população para que economize água, pois as chuvas registradas ainda são insuficientes para resolver os problemas causados pela estiagem.

As notificações fazem parte do plano de contingência que foi criado pela concessionária Odebrecht Ambiental. Em entrevista recente ao Grupo JC, tanto a empresa quanto a prefeitura não descartaram a implantação de racionamento ou rodízio de água, caso não chova o suficiente para recuperar os mananciais que abastecem o município de Santa Gertrudes.

O prefeito Rogério Pascon também falou sobre a situação financeira de Santa Gertrudes. De acordo com ele, mesmo com a queda na arrecadação de impostos, a prefeitura deverá fechar o ano no azul, com o pagamento de financiamentos e fornecedores em dia, bem como os salários e benefícios do funcionalismo. O áudio completo com a entrevista pode ser conferido no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue