Divulgação 

Seis leitos hospitalares para internação no setor e urgência e emergência foram reabertos nesta segunda-feira (12) na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. O compromisso firmado na semana passada virou realidade nesta semana. A medida foi possível graças ao acordo firmado entre o hospital, a prefeitura e a Fundação Municipal de Saúde que renegociou os pagamentos atrasados de subvenção referente a 2016.

A reabertura representa um avanço no sentido de melhorar o atendimento à população. “A reabertura desses leitos é importante porque representa uma oportunidade de internação para os pacientes que aguardam na fila sem conseguir uma vaga no hospital”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve na Santa Casa na tarde desta segunda-feira (12).

Para o secretário de Saúde, Djair Francisco, a reabertura dos seis leitos hospitalares vem ao encontro da necessidade de suprir parte do atendimento no município e decorre de entendimento entre a Fundação de Saúde, a prefeitura e a Santa Casa no sentido de repassar os recursos que não foram pagos pela administração anterior no ano passado. “A medida representa uma diminuição dos dependentes de leito que ficam no PSMI. É um avanço importante para melhorar o atendimento à população”, comenta.

Essa é uma das medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura para melhorar o atendimento e reduzir a fila de espera na saúde. Desde janeiro o governo municipal implantou a Farmácia Todo Dia, que oferece medicamentos inclusive nos finais de semana e feriados. O município publicou chamamento público para que hospitais privados também possam oferecer serviços na rede pública. Em outro chamamento, a Fundação de Saúde vai implantar unidades hospitalares móveis para reduzir a fila dos procedimentos de saúde. O consultório odontológico móvel, que ficou abandonado por dois anos, já foi reformado para atendimento nos bairros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.