Novo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada à Presidência da República, é o peemedebista Eliseu Padilha

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Novo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada à Presidência da República, é o peemedebista Eliseu Padilha
Novo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada à Presidência da República, é o peemedebista Eliseu Padilha

Sobre a construção do aeroporto regional entre Rio Claro e Piracicaba, a Secretaria de Aviação Civil (SAC), ligada à Presidência da República, disse, com exclusividade, que o projeto é o único que aguarda por estudo de viabilidade técnica de todas as cidades pré-selecionadas pelo programa federal no ano passado.

O “atraso” se deve, de acordo com a SAC, à articulação política que envolveu as prefeituras de Rio Claro e Piracicaba no sentido de abrirem mão de aeródromos individuais para focalizar os esforços na construção de um Aeroporto Regional de passageiros entre as duas cidades.

“A SAC está fazendo o estudo de viabilidade técnica do sítio apresentado para receber o aeroporto. A conclusão pode acontecer nas próximas semanas”, disse à Coluna.

Ainda de acordo com informações de Brasília, são 20 projetos de viabilidade prontos que envolvem áreas dentro do Estado de São Paulo, agora eles seguem para a projetista que concluirá o projeto executivo para a posterior abertura de licitação para a construção dos aeroportos.

A pasta, que após reforma ministerial ficou com o PMDB, priorizará as primeiras licitações envolvendo as obras de 270 aeroportos regionais pelo país, que devem sair em 2015.

“Vamos fazer um esforço hercúleo para, neste ano, ter as primeiras licitações. Vai depender da agilidade de estados e licenças ambientais”, disse o atual ministro Eliseu Padilha na Folha de S.Paulo.

Ainda de acordo com a Folha, o ministro disse que ainda não foram definidos quais serão os primeiros aeroportos nem quantas licitações sairão neste ano. Segundo ele, a aviação regional é a prioridade “A” da Secretaria de Aviação Civil no segundo mandato de Dilma Rousseff.

A presidente anunciou o plano de aviação regional em 2012. Uma das principais diretrizes do programa é a construção ou reforma de 270 aeroportos ao custo de R$ 7,2 bilhões.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.