O descarte irregular de resíduos na rede de esgoto pode provocar entupimentos, causando transtornos para a população na forma de retorno do esgoto

Adriel Arvolea

O descarte irregular de resíduos na rede de esgoto pode provocar entupimentos, causando transtornos para a população na forma de retorno do esgoto
O descarte irregular de resíduos na rede de esgoto pode provocar entupimentos, causando transtornos para a população na forma de retorno do esgoto

Nos últimos 12 meses (um ano) foram retirados mais de 580 mil quilos de resíduos sólidos do sistema público de esgoto operado em Rio Claro, serviço executado pela concessionária Odebrecht Ambiental. Restos de comida, cabelos, roupas, preservativos, animais mortos, bitucas de cigarro e embalagens plásticas são apenas alguns exemplos dos materiais encontrados pelas equipes na rede.

De acordo com a empresa, o descarte irregular de resíduos na rede de esgoto pode provocar entupimentos causando transtornos para a população na forma de retorno do esgoto nos imóveis e extravazamentos de esgoto pelos PVs (poços de visita) nas ruas. “A presença de resíduos, especialmente restos de comida, também, pode atrair animais para dentro das residências, muitos deles perigosos para as pessoas (baratas, ratos, aranhas e cobras)”, explica a Odebrecht.

Nas estações de tratamento de esgoto (ETEs), o efluente recebido passa por duas peneiras (uma para resíduos grosseiros e outra para resíduos finos) e uma caixa de areia. Esses sistemas servem para retirar todos os resíduos sólidos (lixo) contidos no efluente antes das etapas biológicas do tratamento. Os resíduos retirados são encaminhados para caçambas e, posteriormente, para o aterro sanitário onde ocorre a disposição final.

Problemas

A Odebrecht Ambiental ressalta que o uso incorreto da rede pública de coleta de esgoto traz transtornos à própria população que acaba sofrendo as consequências na forma de entupimentos, retornos, mau-cheiro causado pelo esgoto que não consegue fluir adequadamente e a presença de animais indesejados em suas vizinhanças, principalmente ratos e baratas. “O uso correto das redes de esgoto deve ser resultado de um esforço conjunto entre a concessionária e a população”, reforça a concessionária.

Limpeza

A empresa esclarece que executa a limpeza preventiva dos mais de 720 quilômetros de redes de esgoto de Rio Claro, atuando sempre nas áreas identificadas como mais críticas (definidas através da base de dados georeferenciada de todo o sistema de coleta de esgoto). Esta limpeza retira todos os detritos da rede de esgoto e é feita com caminhões de hidrojateamento que lavam as redes com água pressurizada. (foto em anexo)

Também, atua rotineiramente com ações educativas e informativas. Palestras sobre o tema “Lixo na Rede” são ministradas para diferentes públicos e em diversos locais do município. Mais de 90 palestras já foram ministradas atingindo cerca de quatro mil pessoas.

Vale ressaltar que a limpeza de bueiros, conhecidos como bocas de lobo, não está relacionada à rede de esgoto. Servem para canalizar as águas pluviais (água de chuva).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.