Atendimento será realizado nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29.

Atendimento será realizado nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29

Quatro plantões de vacinação serão realizados nesta semana e na próxima em Rio Claro. Nesta sexta-feira (24) haverá vacinação noturna em três unidades básicas de saúde, que também irão vacinar no sábado. Quem precisa colocar em dia alguma vacina do calendário de rotina ou da vacinação contra Covid deve aproveitar a oportunidade.

As unidades de saúde do Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29 irão vacinar nesta sexta-feira e na próxima (31) das 7h30 às 21 horas. Nos dois próximos sábados (25 e 1º) também haverá vacinação, com atendimento das 8 às 15 horas.

“Desta maneira, as pessoas que não conseguem comparecer às unidades nos horários convencionais terão mais tempo para se vacinar, o que é fundamental na prevenção de doenças”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A vacina bivalente contra a Covid estará disponível. “Nesta semana o reforço com bivalente começou a ser aplicado em todos que pertencem aos grupos prioritários, portanto quem faz parte destes grupos e ainda não tomou a dose deve procurar um posto de vacinação”, informa Fabyolla Lourenço, que coordena o setor de imunização da Fundação de Saúde.

Os grupos prioritários definidos pelos Ministério da Saúde compreendem gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Também estão incluídos nestes grupos população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.

A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 59 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.